Topo

New York Times: Rússia admite pela 1ª vez esquema de doping no país

David J. Phillip/AP
Imagem: David J. Phillip/AP

Do UOL, em São Paulo

27/12/2016 23h31

Dirigentes russos admitiram pela primeira vez que o país organizou um esquema de dopagem dos seus atletas olímpicos. A informação foi divulgada em reportagem desta terça-feira (27) pelo jornal The New York Times.

A atual diretora-executiva da Agência Antidoping da Rússia, Anna Antseliovich, descreveu o esquema como uma “conspiração institucional”.

A reportagem detalha como um diretor de laboratório manipulou amostras de urina dos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 e forneceu coquetéis de drogas que aumentam o desempenho.

A "conspiração", segundo a reportagem, chegou até o Serviço Federal de Segurança - sucessor da K.G.B. - e a um vice-ministro do esporte que ordenou encobrimentos das provas por anos.

A revelação do esquema de doping e o relatório independente produzido a pedido da Agência Mundial Antidoping provocaram uma série de sanções aos russos.

A Federação Internacional de Atletismo, por exemplo, suspendeu a equipe do país da Rio-2016. Além disso, os atletas russos de demais modalidades tiveram de passar por novo processo de verificação de dopagem às vésperas dos Jogos Olímpicos.