Topo

Sem dinheiro para comprar um cavalo, garota doma e salta com uma vaca

Hannah pratica saltos com Lilac, uma vaca - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 14h00

Com 11 anos, Hannah Simpson queria um cavalo para saltar obstáculos, mas o bolso dos pais não permitia. A solução foi inusitada. Passados seis meses, ela percebeu uma vaca que pulava muito ao lado de um galpão e resolveu tentar domar o animal. Hoje, a dupla pula obstáculos com até 1,40 metros de altura.

“Eu não esperava que fosse acontecer uma coisa deste tipo. De algum jeito é louco e muito legal”.

O caso é impressionante porque a evolução não preparou um bovino para saltos afirma Raul Mascarenhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste. Além de mais peso, o animal não tem as articulações preparadas.

A relação tão próxima e incomum levou a vaca a ganhar um nome, Lilac. A parceria inesperada aconteceu na cidade de Invercargill, na Nova Zelândia, onde Hannah vive em uma fazenda com a família. Sete anos se passaram desde que a primeira montaria ocorreu.

A psicologia infantil ajudou a unir as duas. A garota montou pela primeira vez porque o irmão mais velho duvidou que tivesse coragem para tentar. A tentativa anterior com uma ovelha não haviam sido bem-sucedidas. Agora o desfechou foi outro e ela conhece inclusive as preferências do animal.

“Ela não gosta de galopar, nem de subir e descer morros. Mas gosta de caminhar entre as árvores, saltar e atravessar riachos”.

Hannah conta que Lilac parece estar se divertindo quando pula obstáculos. Ela acrescenta que a vaca não faria isto obrigada porque quando não está com vontade de fazer nada simplesmente não se mexe. A garota compreende e diz que não espera o mesmo comportamento de um cavalo.

Mas a parceria transformou as duas em celebridades. A história foi descoberta graças a publicação de uma foto de Hannah saltando um obstáculo na página do Facebook da fazenda em que trabalha. Uma emissora de televisão da Nova Zelândia ficou sabendo e o caso foi contado numa reportagem.

Na sequência, ela foi procurada por um jornal da Inglaterra e a notícia logo se espalhou pela Europa. Hannah dá risadas ao falar que está ficando conhecida. “Isto é muito, muito louco. Não esperava nada disso”.

O sucesso e a repercussão não levam a garota a planejar competir ou fazer apresentações. Justifica que Lilac pode não se adaptar a ser observada e estar em locais com muitas pessoas. Para evitar o estressar a companheira, Hannah prefere manter o animal saltando apenas os obstáculos da fazenda onde moram.

Saltos prejudicam saúde do animal

Uma vaca saltando é algo bastante curioso, mas não é uma prática saudável para o animal afirma Raul Mascarenhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste. O veterinário explica que os bovinos são mais pesados e o impacto da aterrissagem causa problemas nas articulações. A região mais afetada é o carpo, espécie de cotovelo que fica acima do casco.
 
Raul declara que a os problemas podem aparecer em semanas ou levar anos, mas é certo que vão acontecer. Ele destaca a possibilidade de artrite ou microlesões. A ocorrência leva o animal a parar de saltar porque a dor fará que se recuse a pular.
 
O veterinário conta que mesmo cavalos que são usados em competições saltos têm a vida esportiva encurtada por causa das lesões. E ele lembra que este animal é mais adaptado a esporte porque pesa menos, entre 350 e 400 quilos, e tem tendões mais fortes. Já uma vaca pesa entre 450 e 550 quilos.