Topo

Brecha em navegadores gera notícias falsas do UOL Esporte

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/02/2017 16h47

Você recebeu imagens estranhas no formato de notícias do UOL Esporte no WhatsApp ou em redes sociais? Pois se tratam de montagens feitas por usuários no próprio navegador, sem a necessidade de um Photoshop ou programa de edição de imagens.

O exemplo utilizado nesta matéria mostra a manchete falsa “Maicon quer ser o homem de Ceni dentro e fora de campo em 2017”, texto que nunca foi ao ar. Ao observar o endereço no navegador, no entanto, aparece o nome certo da notícia em questão: “Maicon quer ser o homem de confiança de Rogério Ceni dentro de campo”.

Como tal notícia foi mudada? Bastou algum internauta com conhecimento básico de programação que soubesse abrir o código fonte da página no navegador. Certos programas, como o Google Chrome, permitem que o usuário veja como a página é montada na linguagem de programação e brinquem com ela, alterando o conteúdo localmente em seu computador.

Este não foi o primeiro caso de uma edição mentirosa e superficial de uma notícia do UOL Esporte. Na última terça-feira, a nota “WTorre promove mudanças no Allianz Parque; gerente-geral deixa o cargo” foi alvo de outra montagem, esta mais elaborada, pois a imagem também foi trocada além da manchete, que foi mudada para “Fifa multa Verdão e exige retirada de publicidade de 1º Campeão Mundial de Clubes”.