Topo

Campeã olímpica em 1992 acusa ícone da ginástica de estuprá-la

Tatiana Gutsu, ex-ginasta - Reprodução/Facebook
Tatiana Gutsu, ex-ginasta Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 16h47

A ex-ginasta Tatiana Gutsu fez uma acusação grave em seu Facebook nesta terça (17). A russa que tem 41 anos hoje e ganhou duas medalhas de ouro olímpicas nos Jogos de Barcelona, em 1992, disse que o também ex-ginasta Vitaliy Scherbo a estuprou durante uma etapa da Copa do Mundo da modalidade em 1991.

“Vitaliy Scherbo (de Belarus), que me estuprou em Stuttgart, Alemanha (1991), um monstro que me manteve em minha própria prisão e com medo por tantos anos. Eu sei que você tentará se defender, mas meus detalhes são mais fortes do que suas palavras. Estou mais forte que nunca. Você não pode me atingir mais. Essa é a minha história. Eu sobrevivi e vou apoiar qualquer uma que tenha medo de falar para todos. Eu tentarei ganhar confiança e me fortificar pelas outras”, escreveu Tatiana Gutsu em seu Facebook.

A ex-ginasta ainda cita sua companheira de time Tatyana Toropoya, que teria presenciado o fato e não fez nada. “Quando precisei de você você não foi corajosa para se levantar e defender os direitos das mulheres e fazer com que entendam que ‘não é não’. Você estava lá e ouviu tudo e não fez nada”, disse falando também do ucraniano  Rustam Sharipov. “Obrigada por ser um grande amigo e não proteger uma garota de 15 anos”, disse.

Vitaliy Scherbo ganhou seis medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona com a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), equipe formada por repúblicas da extinta União Soviética como atletas nascidos na Rússia, Ucrânia e Belarus.