Topo

Dois vices em menos de 30 dias? Aconteceu com Magic Johnson. Saiba como

Magic Johnson é dono do Los Angeles Dodgers (beisebol) e do Los Angeles Sparks (WNBA) - Reprodução
Magic Johnson é dono do Los Angeles Dodgers (beisebol) e do Los Angeles Sparks (WNBA) Imagem: Reprodução

Do UOL, em Santos (SP)

03/11/2017 04h00

Dois meses para serem esquecidos? É o que pode estar pensando Magic Johnson, um dos maiores nomes do basquete de todos os tempos. Em menos de 30 dias, dois times dos quais é dono acumularam vice-campeonatos: no dia 4 de outubro, o Los Angeles Sparks foi derrotado pelo Minnesota Lynx e ficou com o segundo lugar da WNBA. Já na última quarta-feira (1), foi a vez de o Los Angeles Dodgers ser batido pelo Houston Astros na decisão do beisebol (MLB).

Liderando um grupo de investidores, o ex-jogador da NBA adquiriu o Los Angeles Dodgers por US$ 2 bilhões em 2012 e basicamente tirou o time da falência. Dois anos depois, em 2014, foi a vez de Magic Johson, em parceria com os Dodgers, comprar parte do Los Angeles Sparks, evitando inclusive a transferência da equipe para outra cidade dos Estados Unidos.

Mas se por um lado os dois vices podem ser encarados como ‘derrotas’, por outro os resultados também devem ser vistos como algo extremamente positivo, uma vez que o Los Angeles Dodgers não alcançava uma decisão da MLB (World Series) desde 1988, justamente quando conquistou seu último título norte-americano de beisebol. A campanha reforça a ascensão do time de Magic Johnson, que desde que foi comprado pelo ex-jogador de basquete, em 2012, chegou à decisão da Liga Nacional (uma das conferências da MLB) em duas oportunidades: 2013 e 2016.

O mesmo acontece com o Los Angeles Sparks, que desde 2014, quando Magic comprou parte do time, chegou à final duas vezes: em 2016, quando ficou com o título, e agora em 2017.

Pentacampeão da NBA como jogador, Magic Johnson, além de ser dono dos times de beisebol e basquete, ainda trabalha hoje como presidente de operações de basquete do Los Angeles Lakers e ajudou na aquisição da promessa Lonzo Ball, aposta para ajudar o time a reencontrar o caminho vitorioso após a aposentadoria de Kobe Bryant.

Histórico de vices

Este foi o 13º vice-campeonato do Los Angeles Dodgers na história da MLB. Assim, igualou o New York Yankees e se tornou o time com mais vices na liga norte-americana de beisebol. Porém, vale lembrar que os Yankees são os maiores vencedores do esporte nos Estados Unidos, com 27 conquistas.