Topo

Jornal: Hóquei pode ter time misto das Coreias na Olimpíada de Inverno

O líder norte-coreano Kim Jong-Un - AFP/KNCA via KNS
O líder norte-coreano Kim Jong-Un Imagem: AFP/KNCA via KNS

Do UOL, em São Paulo

09/01/2018 14h08

O estreitamento das relações diplomáticas entre Coreia do Sul e do Norte pode resultar em uma seleção com atletas dos dois países nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang. De acordo com o jornal “As”, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) está disposta a permitir equipes mistas nos torneios masculino e feminino da modalidade, a fim de alocar atletas das duas Coreias.

“Da IIHF se vê com bons olhos e é possível que possam jogar juntos os membros das duas seleções, na masculina é mais complicado, mas na feminina é possível que isso ocorra”, declarou uma fonte da federação à publicação espanhola.

O texto ainda aponta que, caso o time de fato seja misto, é possível que ele compita com a bandeira olímpica para evitar polêmicas. Além disso, é a chance de uma equipe conjunta no feminino é maior, pois a masculina “importou” atletas do Canadá para defender a Coreia do Sul.

A notícia vem no mesmo dia em que a Coreia do Norte informou que enviará uma delegação de representantes do seu governo aos Jogos Olímpicos de Invernos, sediados pela Coreia do Sul. O anúncio foi feito na primeira conversa oficial entre as duas nações nos últimos dois anos.

“O Norte disse que enviará uma delegação de alto nível, incluindo representantes do comitê olímpico, atletas, uma equipe de animadores, um grupo de performance artística, torcedores, praticantes de taekwondo e imprensa”, declarou Chun Hae-sung, vice-ministro de Unificação, ao “Washington Post”.

Em comunicado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, comemorou o ocorrido.

"Estas propostas marcam um grande passo para frente para o espírito olímpico", declarou o dirigente, que ainda informou que o COI será o mais flexível possível para permitir a participação de norte-coreanos no evento.

A Coreia do Norte tem dois atletas classificados para os Jogos de Pyeongchang, os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik, porém o COI informou que outros poderão ser convidados, contanto que o país permita a viagem.

A vinda da delegação norte-coreana faz parte do plano sul-coreano de promover os Jogos Olímpicos como os “jogos da paz”. Vizinhos aos dois países, China e Japão reagiram positivamente à novidade.

Outro tema sugerido pela Coreia do Sul na conversa desta terça-feira foi uma reunião entre as famílias coreanas separadas desde a guerra entre os dois países, entre 1950 e 1953. Tal evento se daria próximo ao ano novo lunar de 2018, que ocorrerá no dia 16 de fevereiro. A data é próxima ao início da Olimpíada de Inverno, marcada para o próximo dia 9 de fevereiro.