Topo

Pai de vítimas de abuso tenta agredir médico da ginástica em tribunal

Caso Nassar - Cory Morse/The Grand Rapids Press via AP - Cory Morse/The Grand Rapids Press via AP
Randall Margraves parte para cima de Larry Nassar
Imagem: Cory Morse/The Grand Rapids Press via AP

Do UOL, em São Paulo

02/02/2018 16h26

Randall Margraves, pai de três meninas abusadas pelo ex-médico Larry Nassar, tentou atacar o abusador em uma audiência do julgamento do criminoso nesta sexta-feira (2), em uma corte no Estado de Michigan.

Depois de assistir duas de suas filhas providenciarem provas contra Nassar, Margraves realizou um pedido: “Eu gostaria de pedir como parte da sentença a garantia de cinco minutos em uma sala fechada com esse demônio”.

A juíza do caso, Janice Cunningham, negou. Indiferente à ordem, Margraves xingou o abusador, levou uma bronca pelas palavras e partiu para cima de Nassar, buscando agredi-lo. O pai das vítimas foi bloqueado por Matthew Newborg, advogado do ex-médico, e prontamente contido por três policiais que acompanhavam o caso.

No chão, Margraves foi algemado, mas continuou com seus pedidos, clamando “um minuto com esse bastardo”. Arrependido, ele pediu perdão pela atitude. “Eu perdi o controle, peço desculpas 100 vezes”, declarou.

Principal promotora do caso judicial, Angela Povilaitis condenou a ação de Margraves, apesar de compreender o sentimento do pai das vítimas.

“Eu entendo a frustração do Sr. Margraves, mas você não pode fazer isso. Use suas palavras. Isso é deixar ele ter esse poder sobre nós. Não podemos nos comportar assim. Eu entendo que essa é uma situação especial, mas você não pode fazer isso. Isso não está ajudando suas filhas. Isso não está ajudando a comunidade. Isso não está nos ajudando”, declarou.

Apesar da ação, Margraves não será multado ou detido pelos seus atos. Janice Cunningham garantiu que o pai das meninas sairá ileso pelo ato impulsivo, porém criticou a ação. “Essa corte não vai emitir nenhum tipo de punição, de forma alguma, dadas as circunstâncias desse caso”, afirmou a juíza, que continuou: “Não posso tolerar ou compactuar com comportamentos de justiceiro ou qualquer tipo de ação que se resuma a olho por olho, dente por dente”.

Apesar do incidente, a segurança na corte não foi nem será reforçada. A defesa de Nassar agradeceu a resposta rápida das forças policiais, que evitaram algo potencialmente mais grave. “Eles se esforçaram para garantir nossa segurança dentro e fora da corte”, declarou Newborg, responsável por evitar que Margraves tocasse no abusador.

Este é o terceiro julgamento em que Nassar é o acusado. No primeiro, foi condenado a 60 anos de cadeia por pornografia infantil. No segundo, pegou uma pena de 40 a 175 anos por casos de abuso sexual.

Dentre as vítimas do médico, que era indicado pela federação de ginástica artística dos Estados Unidos e também trabalhava na universidade Michigan State, estavam as campeãs olímpicas Simone Biles, Aly Raisman, Gabby Douglas e Mckayla Maroney.