Topo

Canadense ganha medalha olímpica 11 meses após quase morrer em acidente

Mark McMorris celebra a conquista do bronze nos Jogos de Inverno de Pyeongchang  - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Mark McMorris celebra a conquista do bronze nos Jogos de Inverno de Pyeongchang Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 14h03

O canadense Mark McMorris faturou no sábado a medalha de bronze no snowboard, categoria slopestyle, na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang. A façanha acontece 11 meses depois de um grave acidente durante um treino em seu país, quando o atleta escapou por pouco da morte.

No acidente de 2017, McMorris colidiu de frente com uma árvore e precisou esperar por quase uma hora e meia até conseguir ser resgatado. Na oportunidade, o canadense teve fraturas na mandíbula, no braço esquerdo, na costela e um colapso no pulmão esquerdo.

Atleta Mark McMorris em hospital de Vancouver após acidente na neve em 2017 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mark McMorris em hospital de Vancouver após acidente na neve em 2017
Imagem: Reprodução/Instagram

O incidente acabou interrompendo a melhor fase da carreira de McMorris, que era o número 1 do mundo em sua modalidade naquele momento. De quebra, o canadense também havia acumulado quatro ouros nos X Games e um bronze na edição anterior da Olimpíada de inverno, em Sochi, na Rússia, em 2014. 

Em julho passado, em entrevista à BBC, o atleta de esportes de inverno afirmou que temia não conseguir voltar ao esporte. No entanto, a recuperação dos últimos meses acabou sendo coroada com a segunda medalha olímpica de sua carreira.