Topo

Ícone do esqui, Lindsey Vonn conquista bronze e se emociona com recorde

Lindsey Vonn comemora medalha de bronze em Pyeongchang - Eric Gaillard/Reuters
Lindsey Vonn comemora medalha de bronze em Pyeongchang Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 09h37

Uma das atletas mais representativas dos Jogos de Inverno, Lindsey  Vonn conquistou a medalha de bronze na prova de downhill no esqui alpino em PyeongChang, nesta quarta-feira, e se emocionou com o recorde que agora ostenta: a de atleta mais velha a subir no pódio da modalidade nos Jogos de Inverno, com 33 anos.

Vonn admitiu que encara o evento na Coreia do Sul como a última Olimpíada de sua carreira e queria conquistar o ouro para dedicar ao seu avô, que morreu recentemente e que lutou na Guerra da Coreia de 1950 a 1953. Mas o bronze a deixou satisfeita.

"Eu queria desesperadamente ganhar para ele hoje. Eu não fiz isso, mas ganhei um bronze. Eu acho que ainda assim ele ficaria orgulhoso de mim", disse a americana, que foi superada pela italiana Sofia Goggia (ouro) e pela norueguesa Ragnhild Mowinckel (prata)

"Estou muito orgulhosa de ter outra medalha e estar no pódio com a próxima geração do esporte. Sim, eu gostaria de poder continuar. Gostaria que esta não fosse a minha última Olimpíada. Mas é. Então eu estou tentando aceitar isso, lidar com as emoções e aproveitar o passeio", completou.

Vonn disputou sua primeira Olimpíada em 2002, com 17 anos, mas ganhou a sua primeira medalha no evento oito anos mais tarde, com o ouro no downhill em Vancouver-2010. Ela também foi bronze no Super-G naquele ano.

Duas vezes campeã mundial, a atleta poderia ter aumentado suas conquistas no esporte caso não tivesse sofrido uma contusão que a tirou da Olimpíada de Sochi-2014. “Tudo isso me fez a atleta que sou, uma pessoa mais forte”, disse.

A fama de Lindsey  Vonn sempre transcendeu o lado esportivo nos Estados Unidos. Ela se tornou um ícone dos esportes de inverno, sempre recebendo tratamento de celebridade na mídia americana. Ele namorou com golfista Tiger Woods de 2013 a 2015.