Topo

Desligou no Réveillon? Veja o que aconteceu no esporte durante o feriado

Hernanes foi anunciado como reforço do São Paulo por três temporadas - Divulgação/São PauloFC
Hernanes foi anunciado como reforço do São Paulo por três temporadas Imagem: Divulgação/São PauloFC

Do UOL, em São Paulo

02/01/2019 07h25

A passagem de 2018 a 2019 rendeu quatro dias de descanso e festejos nesta semana. Pensando em quem se desligou das notícias desde o último sábado (29), o UOL Esporte montou um resumo do que aconteceu de mais importante no esporte neste período. Houve contratações, jogos importantes na Europa e uma edição de UFC com cinturões brasileiros e o retorno de um astro. Confira:

Mercado da Bola

O São Paulo anunciou Hernanes como presente de fim de ano a seu torcedor, enquanto a negociação por Victor Ferraz mudou de direção pelas exigências do Santos. Quem saiu do Morumbi foi o zagueiro Rodrigo Caio, que assinou com o Flamengo. O Rubro-Negro não se dá por satisfeiro no mercado e negocia Gabigol com a Inter de Milão.

No Sul, o Internacional contratou Neílton por empréstimo, seu primeiro reforço para 2019, e ainda celebra uma "doação" de R$ 25 milhões de um empresário. Já o Grêmio abriu negociações com a Udinese-ITA para ter o atacante Felipe Vizeu.

De olho na temporada 2019

Nova camisa do Palmeiras - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
O Corinthians anunciou um amistoso com o Santos no dia 13 de janeiro, mas a data não é vista com bons olhos pelo Ministério Público de São Paulo pois é quando ocorre um jogo festivo no Allianz Parque. Por falar em Santos, o clube pretende entregar um pacote de reforços a Sampaoli ainda nesta semana.

O Palmeiras, pelo contrário, apenas monitora alguns nomes pois julga que o planejamento para 2019 está adiantado. A principal manchete do clube é sobre os novos uniformes idealizados pela Puma.

No Rio de Janeiro, os quatro grandes começam o ano sem patrocínio máster porque a Caixa não pode renovar contrato. Dentro de campo, o Vasco já trata como certa a permanência do zagueiro Leandro Castán; enquanto no Fluminense a saída de Gum foi oficializada. Já o Botafogo avalia a renovação de contrato de Zé Ricardo, cujo atual vínculo se encerra ao final do Estadual.

Em Minas, o Cruzeiro rescindiu contrato com Ezequiel e começou a definir o futuro de quem volta de empréstimo; enquanto o Atlético-MG se apressa para anunciar reforços e montar o plantel para Levir Culpi o quanto antes.

Enquanto os elencos profissionais se preparam para o início da pré-temporada, as categorias de base estão de olho na 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa nesta quarta-feira (2). Entrando no clima da competição, o UOL Esporte montou um guia que reúne os destaques dos principais clubes.

Futebol Internacional

Firmino - Reuters/Carl Recine - Reuters/Carl Recine
Imagem: Reuters/Carl Recine
O Liverpool aproveitou os momentos finais de 2018 para abrir seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Inglês. Para isso contou com show de Firmino na goleada por 5 a 1 sobre o Arsenal. A fase da equipe de Klopp é tão boa que já coloca os Reds na discussão do melhor time do mundo na atualidade. Quem corre atrás do time vermelho é o Manchester City, que conseguiu vencer o Southampton e dar fim a uma sequência negativa.

Na Itália, a Juventus seguiu invicta com muita confusão do VAR na vitória sobre a Sampdoria. Em outra partida do Italiano, a torcida do Napoli homenageou Koulibaly dias após o zagueiro ter sofrido ataques racistas: centenas de torcedores levaram máscaras do jogador, além de faixas com os dizeres "somos todos Koulibaly". 

O Barcelona não entrou em campo recentemente, então o zagueiro Piqué usou a folga para comprar um clube de futebol. O clube catalão, por sua vez, admitiu conversas com o PSG para tentar contratar Rabiot.

UFC 232

Amanda Nunes - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
A edição 232 do UFC surpreendeu logo no card preliminar, no qual o lendário B. J. Penn sofreu sua primeira derrota por finalização em 17 anos de MMA. No card principal, Amanda Nunes derrotou Cris Cyborg e se tornou a primeira mulher da história do UFC a ser campeã de duas categorias (peso-galo e peso-pena).

Na luta principal da madrugada de domingo (30), Jon Jones venceu o sueco Alexander Gustafsson por nocaute e retomou o cinturão meio-pesado após viver polêmica por doping. Jones se soltou aos poucos na luta, desferindo os golpes mais certeiros, até acertar uma sequência de socos que nocauteou Gustafsson no terceiro round.