Topo

Besuntado de Tonga tenta ir à terceira Olimpíada pelo 3º esporte diferente

AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

05/05/2019 04h00

Pita Taufatofua, o popular "Besuntado de Tonga", está em busca de conquistar um feito histórico: participar de sua terceira edição de Jogos Olímpicos atuando no terceiro esporte diferente. Para isso, ele segue em busca de patrocinadores que aceitem embarcar no desafio na canoagem em velocidade.

Em suas outras duas experiências olímpicas, quando lutou taekwondo na Rio-2016 e fez esqui cross-country em PyeongChang 2018, Taufatofua contou com campanhas de financiamento coletivo para angariar fundos para os treinamentos e viagens. Dessa vez, contudo, ele não pretende pedir ajuda dos fãs.

O atleta de Tonga estima precisar de 120 mil libras (R$ 622 mil) para um período de treinamento que varia de 12 a 15 meses. "Atualmente, estuo treinando com um caiaque de recreação, que tem um tamanho e peso completamente diferente do profissional utilizado nos Jogos Olímpicos", explicou à "BBC".

Além de um novo caiaque, que custa em média 7.700 libras (R$ 40 mil), Taufatofua procura um ou dois parceiros "que queiram fazer parte dessa jornada e acreditem no que estamos fazendo".

A decisão de escolher a canoagem em velocidade para alcançar seu sonho olímpico partiu da tradição familiar de Taufatofua. "É o esporte que está mais próximo do meu coração e era o que meus ancestrais faziam por centenas de anos quando colonizaram as ilhas da Polinésia".

Taufatofua terá a chance de realizar seu sonho em agosto deste ano, quando será realizado o Mundial de Canoagem em velocidade na cidade de Szeged, na Hungria. Ele precisará ficar entre os cinco primeiros para conseguir uma vaga para Tóquio-2020.

Enquanto se prepara para a canoagem, Taufatofua não descarta a possibilidade de tentar a vaga também no taekwondo. "Dois esportes diferentes na mesma edição de Jogos Olímpicos? Isso seria algo interessante".