Topo

Tetracampeã mundial de skate decide não disputar vaga na Olimpíada de 2020

Do UOL, em São Paulo

24/06/2019 18h32

Tetracampeã mundial no skate vertical, Karen Jonz decidiu não entrar na disputa de vagas no park para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A skatista falou sobre a decisão em um vídeo publicado no seu canal no YouTube.

Desde quando a modalidade foi anunciada como esporte olímpico, Karen passou a disputar o Circuito Brasileiro de Skate, o STU. A diferença do vertical para o park é que, no lugar de uma pista em formato de "U", há uma com obstáculos como piscinas, rampas e caixotes.

"Eu percebi que não estava achando muito divertido, principalmente por não ter o mesmo desempenho que eu tinha no vertical. Eu me sentia um pouco frustrada de não conseguir andar bem do jeito que eu gostaria. Mas eu fui percebendo que não era só isso, parecia que era uma coisa da vivência em si. Eu não estava me sentindo tão bem, como se eu tivesse fazendo a coisa certa. E para uma Olimpíada é uma coisa que você tem que ter 100% de certeza. Você tem que dar o seu melhor e ter certeza de que você quer estar ali", contou a skatista.

"Eu sei disso porque quando eu ganhei X-Games e Mundial, essa dúvida nem passava pela minha cabeça. Eu tinha muita convicção do que eu tinha que fazer e eu não titubeava em momento algum, era uma certeza muito sólida", acrescentou.

Antes de tentar a transição no skate, Karen ficou três anos longe das pistas, cuidando da filha Sky. Hoje, a atleta comenta o processo de redescoberta que está vivendo.

"Foi incrível ganhar todos os campeonatos que eu ganhei, mas eu sei o quanto isso exige da pessoa e não sei se estou disposta a fazer isso", considerou.

Para disputar a Olimpíada, é necessário ficar entre as três melhores do ranking brasileiro. Karen tem certeza de que o Brasil será bem representado em Tóquio.

"Eu vou estar torcendo muito para as minhas amigas, que estão andando cada vez melhor e vão representar o Brasil da melhor maneira possível, tenho certeza", finalizou.