Topo

Pan 2019

Judô tem mais um desconvocado por lesão e perde chance de recorde

Leonardo Gonçalves, do judô  - Divulgação/CBJ
Leonardo Gonçalves, do judô Imagem: Divulgação/CBJ

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

25/07/2019 22h40

Ainda não será desta vez que o Brasil atingirá a meta de ganhar todas as 14 medalhas possíveis no judô nos Jogos Pan-Americanos. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) informou nesta quinta-feira (25) a desconvocação de Leonardo Gonçalves, por lesão. Pelos critérios pouco usuais utilizados no Pan, o Brasil não poderá repor a ausência e não terá nenhum atleta na categoria até 100kg.

As vagas em Lima-2019 foram definidas por um ranking que levou em consideração apenas quatro eventos: as edições 2018 e 2019 do Campeonato Pan-Americano e duas etapas da série "Open Pan-Americano" do Circuito Mundial de Judô, que menos valem pontos no ranking. Nesses eventos a inscrição é feita pelos atletas, que viajam pagando do bolso, não pela CBJ .

Na categoria até 100 quilos, nenhum brasileiro se inscreveu nesses dois torneios - um em Lima, ano passado, outro no Panamá, este ano. Já nos Campeonatos Pan-Americanos a CBJ convocou Leonardo para as duas edições. Ele foi prata em 2018 e ganhou o torneio este ano. Era, portanto, o favorito ao ouro no Pan.

Segundo a CBJ, ele foi cortado em decorrência de uma lesão reincidente no cotovelo direito que o afastará dos tatames nas próximas semanas. Como não há outro brasileiro no ranking da categoria, ninguém poderia ser convocado para o seu lugar. Ele ainda pode perder o Campeonato Mundial, no finalzinho de agosto. Será reavaliado até lá.

Em 2007, em 2011 e em 2015 o Brasil conseguiu 13 medalhas das 14 possíveis nos Jogos Pan-Americanos. Em Lima, a meta era ter 100% de aproveitamento pela primeira vez. Mas a maré não é de sorte. Além de Leonardo, também foram cortados Rafael Silva (substituído por David Moura) e Nathália Brigida (por Larissa Farias).