Topo

Pan 2019

Delegação brasileira encara quiz sobre doping e abuso sexual na Vila do Pan

Brasil tem "tenda educativa" na Vila dos atletas - Karla Torralba/UOL
Brasil tem "tenda educativa" na Vila dos atletas Imagem: Karla Torralba/UOL

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

26/07/2019 04h00

Os atletas brasileiros em Lima encontram um clima de competição até na Vila Pan-Americana. Mesmo que não tenha torcida ao redor deles nessa ocasião ou disputa por medalha. Enquanto afinam a preparação física e mental para os Jogos da capital peruana, eles passarão por outro tipo de teste: um quiz educativo elaborado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O UOL Esporte esteve no local antes da cerimônia de abertura do Pan, em um tour especial para jornalistas. Dentro do condomínio, foi preparada uma tenda exclusiva para instruir os esportistas com perguntas sobre doping, lesões ou mesmo abuso sexual. Antes mesmo de eles desfazerem as malas.

A iniciativa é para informar a delegação brasileira sobre temas importantes, mas também está gerando uma competição interna: ninguém ainda conseguiu gabaritar o quiz.

jogos vila - Karla Torralba/UOL - Karla Torralba/UOL
Atletas jogam video game na Vila Pan-Americana
Imagem: Karla Torralba/UOL
A estrutura da vila é grande, como pede a quantidade de esportistas, mais de 6 mil ao todo.

Ao lado do condomínio de sete blocos de prédios, foi montada uma grande tenda onde são servidas mais de 18 mil refeições por dia entre café da manhã, almoço e jantar. Lá também funciona uma clínica médica.

Dentro da vila, outros locais para descontração também envolvem um pouco mais de competição, nem que seja sem pressão alguma. Há quadras para bater uma bolinha e salas de jogos com vídeo games, entre outras opções para passar o tempo. A sala com vídeo game era uma das mais cheias na hora da visita.

Jogadores do rugby do Brasil jogam basquete na Vila - Karla Torralba/UOL - Karla Torralba/UOL
Jogadores do rugby do Brasil jogam basquete na Vila
Imagem: Karla Torralba/UOL
São 1096 apartamentos de três dormitórios cada distribuídos pelos prédios de 20 e 19 andares.

O Brasil está no quarto bloco de prédios, próximo à delegação colombiana.

Os atletas são distribuídos estrategicamente, dois em cada quarto. Por exemplo, quem acorda cedo, fica em um quarto mais iluminado pela manhã, independentemente de serem raros os momentos de raio solar no inverno de Lima. Já aqueles que têm equipamentos pesados ficam nos andares mais baixos. Tudo preparado para facilitar a briga por medalhas. Que é a competição que importa de verdade.