Topo

Pan 2019

Peruana conquista ouro na maratona e brasileiras saem do pódio após 24 anos

Peruana Gladys Tejeda vence maratona feminina no Pan de Lima - HENRY ROMERO/REUTERS
Peruana Gladys Tejeda vence maratona feminina no Pan de Lima Imagem: HENRY ROMERO/REUTERS

Adriano Wilkson

Do UOL, em Lima (Peru)

27/07/2019 13h02

A peruana Gladys Tejeda conquistou a primeira medalha de ouro para o país anfitrião nos Jogos Pan-Americanos de Lima na maratona feminina ao vencer a prova em 2h30min55. As medalhas de prata ficou com a americana Bethany Sachtleben e o bronze com a colombiana Angie Orejuela.

Em uma prova com o ritmo forte, ela ainda conseguiu derrubar o recorde que pertencia à brasileira Adriana Aparecida, de 2h35min40.

As brasileiras Valdilene Silva e Andreia Hessel chegaram a ocupar as primeiras posições na primeira parte da prova, mas não conseguiram o pódio, deixando o Brasil sem medalhas na maratona feminina pela primeira vez desde Mar del Plata-1995. As últimas duas edições do Pan haviam sido vencidas pela brasileira Adriana Aparecida. Desde 1999, sempre houve brasileiras entre as medalhistas.

Depois de ter brigado pelas primeiras posições, Valdilene completou a prova em sexto lugar e explicou a dificuldade que teve por causa do percurso com voltas. Andreia completou na oitava posição, embora um problema na transmissão no chip tenha deixado de computar seu resultado no momento em que ela concluiu a prova.

"A gente tentou fazer uma prova baseada no ritmo que a peruana ia impor, ela tem característica de sair muito rápido no início da prova, então para não perder o contato logo de inicio a gente tentou ao máximo estar o tempo todo perto dela. É novidade para mim correr maratona em um circuito com muitas voltas, dificulta equilibrar o ritmo. Treinei muito para conquistar essa medalha, acho que fiz uma grande prova olhando para o tempo final, fiquei muito próxima da minha melhor marca desse ano", afirmou a brasileira.

Tejeda assumiu a liderança pouco antes da metade e conseguiu disparar depois de superar a brasileira Valdilene, que chegou correr na primeira posição nos primeiros 15 km, conseguiu sustentar a segunda posição até os 32 km, quando perdeu ritmo no trecho de subida enquanto era pressionada pelas americana Sachtleben e Roecker.

Christian Pacheco comemora medalha de ouro na maratona masculina -  Luis Acosta / AFP -  Luis Acosta / AFP
Christian Pacheco comemora medalha de ouro na maratona masculina
Imagem: Luis Acosta / AFP

Peruano também vence na masculina com recorde

A maratona masculina também foi vencida por um peruano em Lima, com Christian Pacheco, que completou a prova com tempo recorde de 2h09min31, seguido por dois mexicanos que completaram o pódio, com Jose Luis Santana em segundo e Juan Joel Pacheco em terceiro lugar.

O brasileiro Wellington Bezerra, o Cipó, revezou a liderança da prova até a primeira metade, mas acabou completando apenas em décimo lugar e pediu desculpas por não conseguir uma medalha na prova.

"Comecei a correr inspirado por Frank Caldeira, queria muito ganhar medalha pra dedicar a ele, mas não deu. Peço desculpa ao povo brasileiro".