Topo

Pan 2019

Skatista e influencer, bulldog entra no hall da fama do livro dos recordes

Otto, o bulldog skatista do Peru com seu skate com brilho - Adriano Wilkson/UOL
Otto, o bulldog skatista do Peru com seu skate com brilho Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Adriano Wilkson

DO UOL, em Lima (Peru)

28/07/2019 04h00

Na cidade de Lima vive um peruano que aprendeu a andar de skate, virou influenciador digital com milhares de seguidores e acaba de entrar no hall da fama do Guiness, o livro dos recordes, ao lado de gente como Pelé e o astronauta Neil Armstrong. Trata-se do bulldog Otto, provavelmente o cachorro mais descolado que existe.

Otto aprendeu a se manter em cima do skate ainda aos quatro meses de idade e hoje, aos sete anos, costuma dar umas bandas nos fins de semana pela capital peruana. Controla a direção com o peso do corpo e usa as patas de trás para se impulsionar. Como a maioria dos skatistas, cultiva um estilo: sua prancha foi personalizada com seu nome e suas rodinhas brilham no escuro. Diferentemente da maioria dos skatistas, gosta de morder as rodinhas.

Quando alguém se aproxima e se pergunta como um cachorro pode ter aprendido a andar de skate, o engenheiro Roberto Rickards, seu dono, costuma responder: "Sozinho."

Roberto diz que o cachorro ainda bebê se apaixonou por um skate antigo que ele mantinha guardado e, naturalmente, resolveu pôr as patas sobre a prancha. Nos parques de Lima, o cachorro se fez famoso e reuniu pequenas multidões para vê-lo desfilar, sua língua enorme balançando ao vento nas descidas de skate.

Otto e bebe - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dia, quando Luciana Viale, a mulher de Roberto, abriu as pernas durante uma sessão de fotos, Otto passou por baixo faceiro. Logo alguém no parquinho teve a ideia de fazer um túnel de pernas humanas para que o cachorro pudesse atravessá-lo. Por que não? A brincadeira ganhou as redes sociais, e os vídeos com Otto manobrando sob pernas humanas viralizaram no Peru. Mas tudo ganhou ares de seriedade quando um funcionário da empresa que edita o Guinness achou interessante criar um recorde que Otto pudesse bater.

Àquela altura, o livro já tinha experiência com bulldogs skatistas desde que o californiano Tillman havia se tornado o cachorro skatista mais rápido do mundo ao percorrer cem metros em 19,68 segundo. Mas um bulldog que atravessasse túneis humanos ninguém nunca tinha visto.

Lolla a bulldog - Alma Morell/Divulgação - Alma Morell/Divulgação
Bulldogs parecem ter mais facilidade para andar de skate
Imagem: Alma Morell/Divulgação

Assim, no mesmo ano em que Tillman morreu, os americanos do Guinness foram ao Peru saber se realmente estavam diante do primeiro cachorro capaz de passar de skate por um túnel formado pelas pernas de 30 humanos. Até então, o número máximo para Otto tinha sido 18.

Após um mês de treinos comandados por Luciana e Roberto e três tentativas malfadas, em 8 de novembro de 2015, o bulldog Otto chegou aonde nenhum bulldog havia chegado antes. Às margens do Pacífico, desceu uma ladeira e passou por entre as pernas de 30 fãs, sem tocar ou ter a ajuda de nenhum ser-humano no caminho. E sem cair do skate.

O sucesso virou fama, e Otto viu seus seguidores no Facebook dobrarem em uma semana - hoje, ele tem mais de 80 mil amigos, além de 9,2 mil seguidores no Instagram e 1,5 mil no Twitter. Suas redes são administradas por Luciana. Com tanta popularidade, não demorou para marcas quererem se associar ao cachorro.

Otto já fez comerciais para uma empresa suíça de roupas e acessórios para ciclistas e recebeu convites de marcas de comida para cachorro, além de visitar instituições de caridade e participar de campanhas de doações para crianças doentes. Recentemente hospedou-se com a família em um hotel pet-friendly e teve suas fotos usadas pelo marketing da empresa. "As pessoas nos procuram, e administramos os acordos sempre levando em conta a segurança e o bem-estar de Otto", afirma Luciano, para quem a única coisa que o cachorro precisa fazer nessas horas é se divertir.

Otto e seu shape - Adriano Wilkinson/UOL - Adriano Wilkinson/UOL
Cheio de estilo, Otto tem skate "personalizado"
Imagem: Adriano Wilkinson/UOL

Sociável, o bulldog não reclama quando crianças se aproximam para tirar foto e não se incomoda ao ser tocado. Só costuma latir quando está sobre o skate ou quando quer muito subir nele. Também já se arriscou no surfe e no sandboard, uma espécie de surfe na areia. "O negócio dele é com pranchas, de todo o tipo. Se ele perceber que você está com uma prancha, com qualquer prancha, pode ter certeza que vai me abandonar e sairá atrás de ti", conta o engenheiro.

O ponto alto da carreira do bulldog parece ter sido no mês passado, quando o Guinness informou que Otto havia entrado no seu hall da fama, uma lista impressionante que conta com gente como Pelé (maior campeão de Copas), Lee Redmond (a mulher com as unhas mais longas de todos os tempos) e Ashrita Furman (o recordista que quebrou o maior número de recordes Guinness).

Mas obviamente nada disso faria sentido se Otto não estivesse feliz, e ele parece estar. Vive há anos ao lado de sua namorada Lolla, ela também uma bulldog inglesa. Lolla também é skatista. O casal costuma dar rolês em conjunto nos parques de Lima. Na casa da família, o único cachorro que não gosta de esporte nenhum é Max, o filho de Otto e Lolla, que tem um ano e já é maior que os pais.

"Esse é um preguiçoso", comentou Roberto.

Bulldog Otto posa ao lado de sua família canina e da humana também - Alma Morell/Divulgação - Alma Morell/Divulgação
Bulldog Otto posa ao lado de sua família canina e da humana também
Imagem: Alma Morell/Divulgação