Topo

Pan 2019

Namorados medalhistas do taekwondo fazem plano de casar: "Só falta assinar"

Edival Marques, o Netinho, e Talisca Reis, namorados que ganharam ouro e prata no Pan de Lima - Adriano Wilkson/UOL
Edival Marques, o Netinho, e Talisca Reis, namorados que ganharam ouro e prata no Pan de Lima Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Adriano Wilkinson

Do UOL, em Lima (Peru)

29/07/2019 04h00

A delegação brasileira no Pan-Americano de Lima já tem sua história de amor com final feliz. O casal Talisca Reis e Netinho Marques vai voltar para casa com a bagagem mais pesada. Ela com a prata da categoria até 49kg, ele com o ouro daquela até 68kg.

O casal, que já mora junto, agora tem planos de oficializar a união. "Só falta assinar", disse Talisca, após seu namorado vencer o dominicano Bernardo Pie na final. "Moramos juntos, treinamos juntos, quando tem camping da seleção a gente fica junto. São quase 24 horas por dia juntos", disse a lutadora de 29 anos. "Até acostumar... já estamos acostumando um pouco."

A história do encontro do casal é curiosa já que eles precisaram atravessar o país quase de ponta a ponta para se conhecer. Netinho, cujo primeiro nome é Edival, nasceu em João Pessoa, na Paraíba, que abriga o ponto mais a Leste do continente americano. Já Talisca é natural de Porto Velho, em Rondônia, a segunda capital brasileira mais a Oeste.

Depois de superar o Brasil que os separava, hoje eles vivem em Rio Claro, no interior de São Paulo, onde encontraram condições para treinar em alto rendimento.

Talisca Reis no Pan - Washington Alves/COB - Washington Alves/COB
Talisca lutou na véspera do ouro de Netinho, também com torcida especial
Imagem: Washington Alves/COB

"Já morei em tanto lugar, em Rondônia, em Goiás, no Paraná, que me considero cidadã do mundo", afirmou a lutadora, que esteve o tempo todo na arquibancada torcendo pelo namorado durante sua participação. "Fico nervosa vendo ele lutar, fico com frio, com calor... Fico imitando os gestos dele. É mais emocionante do que quando eu mesma estou no tatame."

Netinho, oito anos mais novo, havia feito o mesmo no dia anterior. Depois, revelou que a derrota da namorada no sábado lhe deu ainda mais gana de perseguir o lugar mais alto do pódio. "A semifinal dela foi bem difícil. Quando ela perdeu a final eu fiquei mó triste, mas falei que isso me daria um estímulo para o ouro."

Agora, o casal sonha com a possibilidade de chegar à Olimpíada de Tóquio, o que vai depender do desempenho que tiverem até o ano que vem. Até lá, dará tempo de combinar melhor uma forma de comemorar juntos as vitórias. Depois de ganhar a medalha de ouro, Netinho procurou Talisca na arquibancada e não a encontrou.

"Ela desapareceu", contou, entre risadas. "Fiquei preocupado, mas ela estava só dando entrevista. Fiquei pensando: 'Cadê minha namorada? Levaram minha namorada!'"