Topo

Pan 2019

Técnico brasileiro ajudou chilenos a levar ouro no vôlei de praia do Pan

Esteban e Marco Grimalt comemoram a conquista do ouro no Pan de Lima - ORLANDO SIERRA / AFP
Esteban e Marco Grimalt comemoram a conquista do ouro no Pan de Lima Imagem: ORLANDO SIERRA / AFP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 04h00

Sem contar com suas principais duplas, o vôlei de praia brasileiro não conseguiu uma medalha na disputa masculina dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Mas o ouro conquistado pelos primos chilenos Marco e Esteban Grimalt teve participação direta de um brasileiro: Paulo Moreira da Costa, o Paulão, que é primo do campeão olímpico Ricardo e trabalha como técnico da dupla campeã desde 2017.

Depois de ajudar a dupla italiana Daniele Lupo e Paolo Nicolai a alcançar a prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Paulão foi procurado pela Federação Chilena de Vôlei, que ofereceu a ele o trabalho com os primos Grimalt e também o auxílio no desenvolvimento de outros jogadores do país, visando elevar o nível chileno na areia.

Presidente da entidade chilena, Jorge Pino credita ao brasileiro o título pan-americano da dupla chilena na campanha que terminou em vitória diante do México.

"Ele conhece todos os técnicos e jogadores do circuito mundial, o que é fundamental para poder planejar os torneios. Também trouxe a tecnologia, que era algo que não existia antes. Agora podemos ver vídeos dos rivais", afirmou Pino ao jornal chileno La Tercera.

Para a contratação de Paulão, os dirigentes do Chile foram insistentes e contaram com a ajuda dos próprios Marco e Esteban para convencê-lo de que poderia fazer trabalho bem estruturado.

"Depois de muitas tentativas, conseguimos chegar nele. Foram ao menos 15 e-mails que enviamos até que ele terminou aceitando. Paulão conhecia os primos do circuito. Falaram a ele que o Chile era um país sério, onde se pagava em dia e que ficava muito perto do Brasil e sua família", revela Pino.

O Brasil teve no Pan sua dupla formada por Oscar e Thiago Dealtry, que terminaram apenas na sétima colocação. A única medalha brasileira na areia foi conquistada no feminino, com Ângela e Carol Horta, que levaram o bronze depois de vencerem a dupla cubana em Lima.