Topo

Vice-campeã olímpica, ex-patinadora diz que foi assediada aos 17 anos

Ashley Wagner, patinadora norte-americana - Johannes Eisele/AFP
Ashley Wagner, patinadora norte-americana Imagem: Johannes Eisele/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 11h19

Vice-campeã olímpica nos Jogos do Rio, em 2016, a ex-patinadora profissional Ashley Wagner revelou que foi assediada sexualmente em 2008, quando ainda tinha 17 anos, pelo então companheiro de seleção dos Estados Unidos John Coughlin.

De acordo com ela, em entrevista ao "USA Today" caso teria acontecido após uma festa da equipe norte-americana de patinação, no Colorado (EUA). Wagner é a segunda mulher da modalidade a acusar Coughlin, que morreu em 2018 após a primeira denúncia contra ele.

"Eu lembro que eu estava dormindo. Eu acordei e sentir algupem subindo na cama. Eu realmente estava cansada. Eu lembro dele começar a beijar meu pescoço e eu fiquei em choque e fiquei parada esperando ele entender que eu estava dormindo, mas ele continuou. Eu lembro dele forçando o corpo contra o meu e colocando a mão dentro da minha calça. Foi terrível", contou.

Wagner disse que, em seguida, se afastou de Coughlin e o mandou sair do quarto. Ela afirma que os dois nunca conversaram sobre o que aconteceu naquela noite.

A ex-patinadora disse que ficou anos completamente "bloqueada" com o que aconteceu e que teve medo de falar. Ela só tomou a decisão de fazer a denúncia após movimentos de apoio às mulheres, como o #MeToo, surgirem.