Topo

Pan 2019

Ygor Coelho conquista ouro inédito para o Brasil no badminton do Pan

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

02/08/2019 16h42Atualizada em 03/08/2019 12h25

O Brasil conquistou hoje (2) a sua primeira medalha de ouro no badminton em Jogos Pan-Americanos. Ygor Coelho venceu o canadense Brian Yang na final do individual masculino por 2 jogos a 0, com parciais de 21/19 e 21/10, conseguindo um feito inédito na modalidade.

Com ritmo forte, o carioca de apenas 22 anos conseguiu a vitória que valeu o primeiro lugar em Lima com certa tranquilidade. "Eu me sinto muito honrado de poder representar meu país em um Pan-Americano e ganhar o ouro", afirmou. "Tudo que depender de mim para fazer o esporte crescer, ter mais finais, vou fazer. Passei muita dificuldade para conquistar essa medalha, é algo sensacional."

Ygor começou a jogar quando criança, incentivado por seu pai, Sebastião, que criou um projeto social na comunidade da Chacrinha, no Rio - veja mais sobre sua história no vídeo acima. Hoje ele já esta na Dinamarca, entre os melhores do mundo. "Agora tenho um nome, tenho orgulho, gostaria de agradecer todos os medalhistas antigos, sem eles não teria espelho pra chegar aqui, ser o numero um hoje significa que se eu consegui sair da Chacrinha, aprender inglês , cultura, por que não o próximo? Basta sonhar que um dia Deus recompensa", completou.

Ygor Coelho campeão do Pan - Luis ACOSTA / AFP - Luis ACOSTA / AFP
Imagem: Luis ACOSTA / AFP
"A medalha mais importante (da minha história). Jogos Pan-Americanos é o sonho de qualquer atleta. Eu vim muito preparado, foquei bastante. Foi bem pesado", comentou. Mesmo com o placar folgado, Ygor ressaltou que o jogo não foi fácil. "Hoje pareceu só (mais fácil). Se eu deixasse ele crescer no jogo, seria mais perigoso do que ontem".

Agora o carioca vai digerir essa conquista, "a mais importante" de sua jovem carreira, em suas palavras. Inevitável pensar na aproximação dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. "Ainda tenho que me preparar. Acredito que ano que vem estarei na minha melhor forma. Ainda estou escalando. Tenho que continuar construindo, trabalhando. Ainda está longe", disse.Antes mesmo da final desta sexta, o Time Brasil já havia feito história no badminton. Ontem, foram quatro bronzes para atletas brasileiros.

Além do ouro de Ygor, os medalhistas brasileiros no badminton foram nas duplas femininas, com Fabiana da Silva/Tamires dos Santos e Jaqueline Lima/Samia Lima, além da dupla masculina com os irmãos Fabrício e Francielton Farias, e da dupla mista, com Fabricio Farias e Jaqueline Lima. Conheça também a história dos irmãos Farias. Essa foi a maior conquista da carreira dos dois juntos, e tudo começou graças a um pé de caju. Ou melhor. A uma queda do pé de caju.