Topo

Pan 2019

Brasil ganha prata e bronze em calendário apertado do tênis de mesa do Pan

Gustavo Tsuboi e Bruna Takashi jogam a final de duplas mistas do tênis de mesa contra canadenses pelo Pan - Luis ACOSTA / AFP
Gustavo Tsuboi e Bruna Takashi jogam a final de duplas mistas do tênis de mesa contra canadenses pelo Pan Imagem: Luis ACOSTA / AFP

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

05/08/2019 23h20

Encerrando o segundo dia de um calendário apertado para o tênis de mesa do Pan-2019, o Brasil subiu ao pódio duas vezes nesta segunda-feira (5). Gustavo Tsuboi e Bruana Takahashi foram derrotados na decisão do torneio de duplas mistas pelos canadenses Eugene Wang e Mo Zhang por 4 sets a 1 (parciais de 12/10, 15/13, 6/11, 11/7 e 12/10).

O torneio de mistas não era disputado em Pans desde Mar del Plata-1995. De lá para cá, ficou fora da agenda. Mais cedo, Takahashi havia jogado com Jessica Yamada para faturar o bronze nas duplas femininas. Já os torneios de duplas do feminino e do masculino não eram disputados desde a edição de Santo Domingo-2003. A adição dessas competições deixou os mesatenistas um tanto confusos e cansados.

"Faltou um pouco de estar mais lúcido. Tinha acabado de jogar pela dupla masculina e já estava numa final assim direto, sem descanso. Acho que a logística pecou um pouco", disse Tsuboi, que também vai jogar pelo ouro ao lado de Hugo Caderano, nesta terça (6).

"Nós dois estamos um pouco frustrados no momento, mas, quando a poeira abaixar, acho que vamos reconhecer que foi um bom trabalho. Até por ser apenas o segundo campeonato que jogamos juntos. A preparação não estava focada nessa prova. Tem dupla masculina, equipe, individual. É pouco tempo para se preparar para tudo", completou Tsuboi.

A decisão teve um toque a mais de emoção por coincidentemente estar em jogo o segundo lugar do quadro de medalhas. Antes da partida, o Brasil tinha um ouro a mais que os canadenses (23 a 22). Com a derrota, o Canadá empata em douradas, mas vira por ter muito mais pratas (38 a 18, já contando a dessa final).