Topo

Pan 2019

Fratus e Etiene fazem dobradinha com ouros nos 50m livre do Pan

Bruno Fratus cumprimenta Pedro Spajari após vencer os 50m livre no Pan - Pilar Olivares/Reuters
Bruno Fratus cumprimenta Pedro Spajari após vencer os 50m livre no Pan Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Adriano Wilkson e Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

09/08/2019 22h54

Bruno Fratus e Etiene Medeiros superaram os nadadores americanos na prova mais rápida da natação e garantiram o ouro no masculino e feminino dos 50m livre nos Jogos Pan-Americanos de Lima na noite desta sexta-feira.

Fratus, teve duelo com Nathan Adrian, que foi bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e venceu o duelo com dois décimos de vantagem, ao bater em 21s61, contra 21s87 do americano. A medalha de bronze também ficou com os Estados Unidos após o terceiro lugar de Michael Chadwick. Outro brasileiro que estava na final, Pedro Spajari terminou na quinta posição, em 22s27.

Fratus participou também da conquista do revezamento 4x100m livre, vivendo ótima temporada. Ele chegou ao Peru com o segundo melhor tempo do ano nos 50m livre, 21s45, que lhe rendeu a prata no Mundial de Esportes Aquáticos em julho, na Coreia do Sul. Ele só ficou atrás do também americano Caleb Dressel (21s04).

"Não tinha como ser diferente. Vim aqui, estava devendo esse ouro do 50m livre desde 2015. Uma competição pesada, vindo de Mundial na Coreia, menos de um ano de uma cirurgia. Então estou ansioso para dar uma descansada umas duas semaninhas agora", afirmou Fratus após o ouro.

Depois de Marcelo Chierighini na final dos 100m, Fratus também derrotou Nathan Adrian no Pan e citou a atenção necessária contra um adversário do nível do americano.

"Você não vacila com Nathan, cara. Às vezes a pessoa fala: 'ah, minha temporada não foi boa'. O cara teve câncer durante a temporada, voltou e foi campeão mundial. Você não vacila com um cara desse", declarou o brasileiro.

Etiene Medeiros com a medalha de ouro dos 50m - Pilar Olivares/Reuters - Pilar Olivares/Reuters
Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Na prova feminina, Etiene Medeiros vinha da prata nos Jogos de Toronto-2015 e conseguiu um tempo 7 décimos mais rápido do que a colocou na final do Pan, ao bater 24s88 para superar a americana Margo Geer, que havia sido ouro nos 100m livre. Geer completou a prova em 25s03, enquanto a terceira foi Madison Kennedy, em 25s14. A brasileira Lorrane Ferreira bateu no quarto lugar, com 25s52.

Etiene já havia ganhado três medalhas na capital peruana. Ela fez parte do revezamento 4x100m livre feminino e do 4x100m livre misto, ambos rendendo prata, e também levou o bronze nos 100m costas.

"Eu não sei nem o que falar porque às vezes a gente está num momento muito bom da nossa carreira e os resultados vão e você não absorve o que está acontecendo. Até falei lá atrás, para mim está sendo Lima superação", disse Etiene.

"Eu vim do Mundial, foi difícil pegar o fuso, foi difícil encarar aqui o frio, vocês não têm noção de como isso é um fator que faz diferença no nosso rendimento, a distância da vila, esse lance do doping, tem várias coisa mas na hora que você cai na piscina, você olha e tem que fazer aquilo por amor mesmo, por paixão, bater no peito e ir para cima", completou.

Brasil consegue mais quatro medalhas na natação

Além dos ouros nos 50m livre, a natação brasileira ainda somou outra medalha dourada no revezamento 4x200m livre masculino, com Luiz Altamir Melo, Fernando Scheffer, João de Lucca e Breno Correia, em prova na qual o Brasil também estabeleceu um novo recorde nos Jogos Pan-Americanos em 7min10s66. A medalha de prata ficou com os Estados Unidos e o bronze com o México.

Nos 400m medley masculino, foram mais duas medalhas brasileiras na prova vencida pelo americano Charles Swanson, em 4min11s46. Leonardo Santos conquistou a medalha de prata com 4min19s46, enquanto Brandonn Almeida bateu em terceiro para levar o bronze em 4min21s10.