Topo

Glenda questiona acusação contra Piquet: 'Será que o contexto era esse?'

Glenda Kozlowski durante o Show do Esporte deste domingo (3) - Reprodução/Band
Glenda Kozlowski durante o Show do Esporte deste domingo (3) Imagem: Reprodução/Band

Do UOL, em São Paulo

03/07/2022 10h52

Durante o "Show do Esporte" exibido pela Band na manhã deste domingo (3), a apresentadora Glenda Kozlowski fez comentários sobre a polêmica da semana que envolve o ex-piloto Nelson Piquet.

No último dia 27, viralizou nas redes sociais uma entrevista de novembro de 2021 em que o tricampeão de Fórmula 1 chama o piloto inglês Lewis Hamilton de "neguinho". O termo, quando usado de maneira pejorativa ou com a intenção de ofender, é considerado racista. De acordo com Glenda, o fato de a declaração ter sido dada há mais de sete meses precisa ser levado em conta.

"Ficar olhando coisas de um ano atrás também, eu acho que trazendo à tona agora pode mudar às vezes o contexto das coisas. Quer dizer, isso não tem contexto, não dá para falar sobre isso, né? Usar termos racistas. Mas será que o contexto era esse também? Eu acho que de um ano para cá as pessoas mudam, de um ano para cá muita coisa muda", afirmou a apresentadora no ar.

Logo após a exibição de reportagem sobre o tema no Show do Esporte, o também apresentador Elia Júnior disse "vamos torcer para que nada mais apareça". Após a declaração de Glenda, ele complementou: "Torcendo sempre para que a gente possa estar no melhor caminho. O melhor caminho é sempre da liberdade, daquele que a gente possa estar do lado de todos sem nenhum tipo de preconceito. Porque é desesperador qualquer tipo de preconceito no século 21, né?".

Em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Nelson Piquet usou mais de uma vez o termo "neguinho", considerado racista, e ainda foi homofóbico ao se referir a Lewis Hamilton. O teor da entrevista tornou-se público no último dia 27 e ganhou repercussão internacional.

"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", afirmou o tricampeão mundial na entrevista de 2021.

O heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton se pronunciou em português nas redes sociais para rebater a fala racista usada por Piquet. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou o piloto inglês.

Na última quarta-feira, Nelson Piquet havia divulgado um comunicado no qual se desculpava pelo uso do termo racista e afirmava que não teve intenção de ofender o britânico. Na quinta, o piloto Max Verstappen, que namora Kelly, filha de Piquet, afirmou que a fala racista do sogro havia sido uma 'escolha ruim de palavras'.

Foi feita uma representação contra Piquet na Câmara dos Deputados pela bandada do PSOL. O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios abriu investigação pela acusação de crime de discriminação ou preconceito.