UOL Esporte Últimas Notícias
 
31/05/2010 - 11h38

Van Persie - O filho da bola

RIO DE JANEIRO, 24 Mai 2010 (AFP) -Filho de pai escultor, Robin Van Persie escolheu uma profissão bem diferente, mas mesmo assim seguiu a tradição familiar tornando-se também um artista, só que da bola redonda.

Esse canhoto de estilo elegante, casado com a marroquina Bouchra, faz parte do rol de jogadores que fazem de algumas jogadas verdadeiras obras de arte.

A técnica refinada, aliada a uma velocidade extraordinária e a um toque de bola preciso, fez do atacante do Arsenal de Londres um dos melhores do mundo na sua posição. Seus únicos pontos fracos são a fragilidade tanto física quanto psicológica e o temperamento difícil.

Robin Van Persie nasceu em Roterdã, em 1983, e cresceu no bairro pobre de Kralingen, na parte leste da cidade, junto com seus dois irmãos, Lilly e Kiki. Muito cedo, o pequeno Robin já tentava a sorte no futebol, onde suas qualidades excepcionais logo chamaram atenção.

Ele jogou um período no Excelsior, de Roterdã, até se transferir para o Feyenoord, o grande clube de sua cidade, em 2001, quando fez sua estreia na primeira divisão holandesa com apenas 17 anos. No ano seguinte, assinou um contrato de três anos e meio com o time.

No Feyenoord, conquistou a Copa da UEFA de 2002, mas acabou tendo atritos com o treinador do time na época, Bert Van Marwijk, que hoje, por coincidência, é o técnico da seleção holandesa.

Explosão no Arsenal Cortejado por vários grandes clubes europeus, Robin escolheu o Arsenal, para onde se transferiu em 2004. Ele tinha apenas 21 anos e o treinador dos Gunners, Arsène Wenger, disse que, com Van Persie, o clube tinha encontrado um sucessor digno para Dennis Bergkamp, holandês que durante anos foi ídolo no Highbury Park, o antigo estádio do Arsenal, substituído pelo moderno Emirates Stadium.

O começo na Inglaterra foi com um título: Robin conquistou a Community Shield na vitória de 3 a 1 sobre o Manchester United, no dia 8 de agosto de 2004 (ele começou no banco e entrou durante a partida).

Em seu primeiro ano na Inglaterra, o holandês ficou na reserva na maioria das partidas e só entrou em campo como titular no dia 27 de outubro, na Copa da Liga Inglesa, contra o Manchester City. Ele aproveitou a oportunidade marcando seu primeiro gol com a camisa do Arsenal.

Depois disso, Van Persie não demorou para virar titular absoluto no time de Arsène Wenger, ao lado da estrela do Arsenal na época, o francês Thierry Henry.

Em 2005, o atacante holandês conquistou a Copa da Inglaterra na decisão por pênaltis contra o Manchester United (5 a 4), depois de um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Com a saída de Henry para o Barcelona, em 2007, Van Persie virou o jogador mais importante do Arsenal.

Robin Van Persie disputou seu primeiro jogo com a camisa da Holanda no dia 4 de junho de 2005, na vitória de 2 a 0 sobre a Romênia, e marcou seu primeiro gol quatro dias depois, na goleada de 4 a 0 sobre a Finlândia.

Com a laranja mecânica, onde ele se tornou também um dos principais jogadores, Van Persie chegou às oitavas-de-final da Copa de 2006, na Alemanha (com um gol no torneio) e às quartas de final da Eurocopa de 2008, na Suíça e na Áustria, onde marcou dois gols.

Foram duas experiências que deixaram um gosto amargo para essa geração de craques da Holanda, que, com a ajuda de Van Persie, tentará esquecer as ilusões perdidas na África do Sul.

FICHA TÉCNICA:

Robin Van Persie (Atleta - Futebol)

Sobrenome: Van Persie

Nome: Robin

País: Holanda

Data de Nascimento: 06/08/1983

Lugar de Nascimento: Roterdã (Holanda)

Altura: 1,83 m

Peso: 71 kg

Posição: Atacante

Clubes: Feyenoord Roterdã (2000-2004), Arsenal (Inglaterra/desde 2004)

Jogos pela seleção: 41

Gols pela seleção: 14

Primeiro jogo pela seleçâo: 04/06/2005, Holanda-Romênia (2-0)

Último jogo pela seleção: 14/11/2009, Itália-Holanda (0-0)

Primeiro gol pela seleção: 08/06/2005, Finlândia-Holanda (0-4)

Carreira na seleção:

Copa do Mundo: Uma eliminação nas oitavas-de-final (2006): 4 jogos, 1 gol Eurocopa - Uma eliminação nas quartas de final (2008) - 4 jogos, 2 gols

Carreira em clubes:

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host