UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2011/12/31/neymar-eleito-melhor-jogador-da-america.htm
  • Neymar vence disputa com chileno e é eleito o Rei da América; Ganso fica em 3º
  • 30/09/2014
  • UOL Esporte - Agências >> AFP
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Rei da América, Neymar foi o melhor da Libertadores, do Paulista e do Brasileirão

Rei da América, Neymar foi o melhor da Libertadores, do Paulista e do Brasileirão

31/12/2011 - 08h20

Neymar vence disputa com chileno e é eleito o Rei da América; Ganso fica em 3º

AFP
Em Montevidéu

O jovem craque brasileiro Neymar, estrela do Santos, foi eleito o Rei da América, isto é, o melhor jogador do continente sul-americano, na pesquisa anual do jornal uruguaio El País, que também apontou o uruguaio Oscar Tabárez, treinador da seleção de seu país, como o melhor técnico do continente.

SANTISTAS TAMBÉM NA SELEÇÃO IDEAL DAS AMÉRICAS

Além de escolher o Rei da América e o melhor técnico do continente, o El País também divulgou a seleção ideal do ano na América do Sul, e apesar de ter vencido a Libertadores, o Santos colocou apenas dois jogadores na lista, justamente Ganso e Neymar. Campeã da Copa Sul-Americana, a Universidad de Chile foi o time mais citado na seleção, com três jogadores, mesmo número do Boca Juniors. A LDU teve duas menções. Confira abaixo o time completo:
Goleiro: Johnny Herrera (Universidad de Chile)
Lateral direito: Reasco (LDU-EQU)
Zagueiros: Marcos González (Universidad de Chile) e Rolando Schiavi (Boca Juniors-ARG)
Lateral esquerdo: Clemente Rodriguez (Boca Juniors-ARG)
Volante: Arévalo Rios (Botafogo-BRA e Tijuana-MEX)
Meias: Ganso (Santos-BRA) e Juan Román Riquelme (Boca Juniors-ARG)
Atacantes: Neymar (Santos-BRA), Hernán Barcos (LDU-EQU) e Eduardo Vargas (Universidad de Chile)

No total, 247 jornalistas de 19 países participaram da eleição entre os meses de novembro e dezembro, e Neymar superou o chileno Eduardo Vargas (Universidad de Chile) na sondagem por 60 votos de diferença. Com 130 votos, o brasileiro bateu o recorde que era do argentino Juan Sebastián Verón, campeão em 2009 com 109. Outro santista, Paulo Henrique Ganso, ficou em terceiro lugar com 33.

Oscar Tabárez, que comandou o Uruguai no título da Copa América, derrotou o argentino Jorge Sampaoli, técnico campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile.

"Neymar teve um ano brilhante, conquistando a Copa Libertadores com o Santos e jogando um futebol que assombrou o mundo e que lhe abriu as portas das melhores equipes, que se matam para contratá-lo", afirma o site do jornal.

O atacante de 19 anos conquistou a Libertadores e o Campeonato Paulista, dos quais foi eleito o melhor jogador, e ainda venceu o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira. Ele foi o quinto brasileiro a ficar com o título de Rei da América, depois de Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994) e Romário (2000).

Na pesquisa entre jogadores que atuam no futebol europeu, o argentino Lionel Messi (Barcelona) venceu pela terceira vez seguida. O técnico do Barça, Josep Guardiola, foi escolhido o melhor treinador.

Placar UOL no iPhone