Topo

Brasil aceita pedido de desculpas da Fifa e Dilma Rousseff receberá Blatter

08/03/2012 18h09

BRASÍLIA, 8 Mar 2012 (AFP) -O governo brasileiro aceitou o pedido de desculpas da Fifa e indicou que a presidente Dilma Rousseff receberá o chefe da organização, Joseph Blatter, declarou nesta quinta-feira o Ministério dos Esportes.

"O governo federal aceita o pedido de desculpas da Fifa e exige que o episódio não aconteça mais", informou o Ministério dos Esportes em um comunicado, no qual também antecipa que Dilma receberá Blatter em uma data ainda não determinada.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, enviou na tarde desta quinta-feira uma carta dirigida ao presidente da Fifa e outra ao secretário-geral, nas quais indica "ter aceitado o pedido de desculpas" pelas declarações de Valke, que havia dito que o país devia levar "um pontapé no traseiro" para acabar com os atrasos nas obras de infraestrutura, a dois anos da Copa do Mundo.

O ministro advertiu que episódios dessa natureza não podem se repetir, pelo bem de uma boa preparação da Copa do Mundo de 2014.

Em nenhuma das duas cartas Rebelo informou se reconhecerá novamente Valcke como interlocutor. O francês deve chegar ao Brasil na próxima segunda-feira.

Na terça-feira, Blatter enviou uma carta ao governo e pediu desculpas pelos comentários que levaram o governo brasileiro a pedir a substituição de Valcke como interlocutor, depois de tê-lo chamado de "vagabundo" e "boquirroto".

Valcke também pediu desculpas na segunda-feira por seus comentários por meio de uma carta endereçada a Rebelo, na qual atribuiu a uma interpretação errônea a polêmica desencadeada por suas declarações.