Topo

Neymar espanta jejum com golaço na estreia da Copa das Confederações

Torcedores poloneses e russos entraram em conflito antes das seleções dos dois países se enfrentarem pela Eurocopa 2012 - Wojtek Radwanski/AFP
Torcedores poloneses e russos entraram em conflito antes das seleções dos dois países se enfrentarem pela Eurocopa 2012 Imagem: Wojtek Radwanski/AFP

Da AFP

Em Varsóvia (Polônia)

15/06/2012 15h06

BRAS¯LIA, 16 Jun 2013 (AFP) - Neymar marcou um gol de placa neste sábado, abrindo o placar na vitória por 3 a 0 do Brasil sobre o Japão na abertura da Copa das Confederações e encerrando um jejum de nove partidas sem balançar as redes.

De quebra, o novo atacante o Barcelona calou os críticos que questionam o fato de ele não repetir com a seleção as atuações brilhantes que vinha tendo com o Santos.

O clima estava tenso antes da partida, sobretudo depois dos confrontos entre policiais e manifestantes nos arredores do estádio, mas o camisa 10 só precisou de três minutos para levar a torcida ao delírio com um lindo voleio no canto do goleiro Kawashima.

Esse gol também teve contribuição importante de Fred, que recebeu um cruzamento de Marcelo e ajeitou no peito para o companheiro finalizar da meia-lua.

"Antes do início do jogo falei bastante com Fred, falamos sobre a nossa movimentação, a forma de jogar, o toque de bola. Além de ser meu companheiro de ataque, é um grande amigo que tenho na seleção", revelou Neymar depois da partida.

"No lance, eu estava de costas para o gol e vi Neymar chegando atrás de mim. Consegui ajeitar a bola e ele bateu maravilhosamente bem", contou Fred.

Com apenas 21 anos, Neymar carrega praticamente todo o peso da seleção nas costas há mais de três anos, desde o fracasso da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Mesmo assim, ele sempre procurou manter a humildade e a tranquilidade apesar das cobranças. "Não estava preocupado em fazer gol e sim em ver a seleção vencer", explicou.

Na semana passada, Daniel Alves, seu futuro companheiro de equipe no Barça, já tinha declarado que não achava normal o fato de um jogador carregar sozinho a responsabilidade pelo sucesso da equipe.

"Hoje, o peso da Seleção para o exterior está posto no Neymar, que é um jogador de 21 anos. Esse peso não pode ser nele. A Seleção Brasileira é muito grande para só o Neymar carregar, isso tem de ser dividido com cada um. Nós, experientes, temos de ser responsáveis de coisas positivas e negativas, para repartir o peso e melhorar", explicou o lateral.

Neste sábado, Daniel Alves elogiou o jogo coletivo da equipe, que segundo ele ajudou Neymar a se destacar.

"Não procuramos destaques individuais, só queremos melhorar como equipe. Cada um sabe da sua responsabilidade na sua posição. Quando você joga em equipe, seus jogadores de destaque conseguem brilhar como aconteceu no dia de hoje" comentou.

Depois do golaço que marcou no início da partida, Neymar continuou brilhando ao longo da partida. Mais confiante depois de abrir o placar, fez a alegria com dribles e jogadas de efeito.

Além do entrosamento com Fred, o atacante também protagonizou bons lances ao tabelar com Marcelo, infernizando a zaga japonesa pelo lado esquerdo.

Neymar foi substituído por Lucas aos 28 minutos do segundo após sofrer uma pancada na perna, mas fez questão de tranquilizar a torcida.

"Levei uma pancadinha no final do jogo, mas nada que preocupe, nada que me deixe de fora da próxima partida", explicou o craque.

O próximo jogo será contra o México, adversário que derrotou Neymar e companhia em agosto na final dos Jogos Olímpicos de Londres.

"Não é uma revanche, é outro campeonato. Espero podermos fazer uma boa partida", completou o atacante.