Topo

Brasil derrota Austrália no retorno do basquete masculino aos Jogos

29/07/2012 10h54

LONDRES, 29 Jul 2012 (AFP) -Depois de 16 anos longe dos Jogos Olímpicos, o basquete masculino do Brasil estreou com vitória neste domingo em Londres-2012 ao superar a Austrália por 75-71 pelo Grupo B do torneio.

Com grande atuação do armador Marcelinho Huertas, que anotou 15 pontos, a equipe brasileira venceu um adversário direto na luta por uma vaga nas quartas de final. Outro destaque da equipe foi Leandrinho, com 16 pontos.

O jogo também contou com boas atuações dos pivôs brasileiros que jogam na NBA, Nenê, Anderson Varejão e Thiago Splitter.

O destaque da Austrália na partida foi o armador Patrick Mills, com 20 pontos.

Depois de abrir 13 pontos de vantagem (52-39) no terceiro quarto, o Brasil passou por um grande sufoco nos últimos minutos. A 39 segundos do fim, Leandrinho fez falta de ataque em Joe Ingles, que converteu dois arremessos livres e deixou o placar em 73-71.

A cinco segundos do final, Huertas sofreu uma falta, acertou dois lances livres e decretou o placar final: 75-71.

"No final da partida, disse a meus jogadores que faltou inteligência emocional", afirmou o técnico do Brasil, o argentino Rubén Magnano, sobre o momento de instabilidade da equipe.

Magnano retornou ao torneio olímpico após oito anos: em Atenas-2004 ele comandou a Argentina na conquista do ouro.

"Eu me senti em casa", disse Magnano.

O treinador também comentou as perdas de bola, quatro, de Leandrinho.

"Leandrinho é um jogador muito importante para nós por sua capacidade de pontuar, mas hoje esteve um pouco impreciso", disse Magnano, que atribuiu as dificuldades ao processo de adaptação do jogo da NBA às regras da Fiba.

Apesar do grande trabalho dos pivôs, o Brasil perdeu a batalha dos rebotes (38 a 41), mas venceu nos pontos dentro do garrafão (48 a 36).

"Já sabíamos que aconteceriam provocações, empurrões e tudo isto. Mas é um tipo de basquete que eu gosto", declarou Varejão, que terminou a partida com 12 pontos e sete rebotes.

A partida marcou um encontro de companheiros de equipe: Mills e Splitter jogam no San Antonio Spurs, enquanto Huertas e Ingles defendem o Barcelona.

O Brasil volta à quadra na terça-feira e não deve ter problemas para superar a frágil Grã-Bretanha.

Resultados dos quartos:

Brasil 19 36 (17) 56 (20) 75 (19)

Austrália 20 35 (15) 49 (14) 71 (22).