Topo

Judoca Rafael Silva conquista primeira medalha do Brasil no peso pesado

03/08/2012 14h03

LONDRES, 3 Ago 2012 (AFP) -O judoca brasileiro Rafael Silva venceu nesta sexta-feira o sul-coreano Kim Sung-min e conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 100 kg dos Jogos de Londres-2012, a quinta do Brasil nestas Olimpíadas.

Foi a primeira vez que um peso pesado do Brasil subiu no pódio olímpico. O ouro nesta categoria ficou com o francês Teddy Riner, que derrotou na final o russo Alexander Mikhaylin, carrasco de Rafael nas quartas de final.

Em uma luta equilibrada, Rafael, de 25 anos, conquistou a vitória no 'golden score' (prorrogação), depois que o seu adversário recebeu uma segunda punição por falta de combatividade, o que resulta em um yuko. Esta foi a quarta medalha do judô brasileiro nesta Olimpíada.

Depois da luta, 'Baby' soltou um grito de alegria e bateu forte com a mão no peito. Ele estava exausto depois de ter disputado nada menos que quatro de suas cinco lutas no 'golden score'.

"Estou muito feliz. É um negócio indescritível. Foram quatro golden scores, suei muito, mas é muito gratificante. Estou muito feliz por ter representado bem o Brasil", comemorou o judoca nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A conquista tem ainda muito mais valor porque ele luta numa categoria desacreditada, que antes nunca havia conquistado uma medalha para o país.

Inclusive, a torcida brasileira estava menos presente do que nos outros dias no Excel Centre de Londres, até porque praticamente todos os assentos eram preenchidos por franceses, que queriam ver brilhar o 'monstro' Teddy Riner, de 2,04 m e 131 kg, que, aos 23 anos, é heptacampeão mundial e agora campeão olímpico.

Mesmo assim, 'Baby' conseguiu se superar e conquistou a quarta medalha do judô brasileiro em Londres, cumprindo a meta estabelecida pela Federação Brasileira de Judô antes dos Jogos.

"Ainda bem que estou conseguindo fazer história aqui, acho que ainda tem muita coisa boa para acontecer, 2016 está chegando. Em Londres, tínhamos condições de conseguir mais medalhas. Já fizemos uma campanha histórica, mas acho que no Rio será ainda muito melhor", completou.

Rafael Silva venceu suas duas primeiras lutas por ippon, contra islandês Thormodur Jonsson na estreia e em seguida contra lituano Marius Paskevicius, em combate que terminou empatado no tempo normal antes de o brasileiro aplicar um golpe decisivo no 'golden score'.

Nas quartas, a luta foi novamente ao 'golden score', mas desta vez nenhum ponto foi marcado e 'Baby' acabou perdendo na bandeira para o russo Mikhaylin.

O mesmo ocorreu na repescagem, só que desta vez, quem levou a melhor foi o brasileiro, que superou o húngaro Barna Bor por unanimidade na decisão dos três árbitros.

No feminino, a representante brasileira da categoria peso pesado (acima de 78 kg) não teve a mesma sorte.

Maria Suelen perdeu na disputa do bronze por ippon para a chinesa Wen Tong, campeã olímpica em Pequim-2008, que era uma das favoritas ao título.

"Estou super chateada, não tenho nem como explicar o que estou sentindo. Eu não era favorita, acabei disputando medalha, então, se você for pensar, não foi tão ruim assim, mas quando você luta, sempre espera subir no pódio", declarou a paulista de 23 anos, esposa do ex-judoca Carlos Honorato.

Além de Rafael Silva, o Brasil teve outro medalhista de bronze, Felipe Kitadai (até 60 kg), enquanto o feminino teve um ouro com Sarah Menezes (até 48kg) e um bronze com Mayra Aguiar (até 78 kg).