Topo

Brasil atropela Coreia e fica a um passo do ouro olímpico

07/08/2012 21h26

MANCHESTER, 7 Ago 2012 (AFP) -A seleção brasileira garantiu presença na final o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres ao superar a Coreia do Sul por 3 a 0, nesta terça-feira, em Manchester, obtendo ao menos a medalha de prata.

Rômulo abriu o placar aos 37 minutos de jogo e Leandro Damião decidiu a partida logo depois do intervalo, ao balançar as redes aos 11 e aos 18 minutos, assumindo na artilharia isolada com seis gols marcados na competição.

Para conquistar o ouro olímpico, único título que ainda falta à seleção pentacampeã mundial, o Brasil precisa passar pelo México, que superou o Japão por 3 a 1 na outra semifinal, disputada no mítico estádio de Wembley, que receberá a decisão no próximo sábado.

A seleção brasileira não chegava a uma final olímpica há 24 anos, desde os Jogos de Seul-1988.

"Não tem mistério. Como toda final, é um jogo que vale título, então temos que entrar em campo bem concentrados para conseguir esta vitória", declarou o craque Neymar, que não fez gols, mas participou das jogadas de todos os três gols da noite.

Os comandados do técnico Mano Menezes venceram todas as cinco partidas que disputaram até agora na competição, marcando três gols em cada confronto. Na fase de grupos, derrotou o Egito por 3 a 2, Belarus por 3 a 1 e Nova Zelândia por 3 a 0, antes de superar Honduras de virada por 3 a 2.

Os coreanos disputarão um clássico asiático contra o Japão na próxima sexta-feira, em Cardiff, para definir o ganhador da medalha de bronze.

O estádio Old Trafford, onde Manchester United manda seus jogos, ficou cheio para a partida desta terça-feira, mas a torcida não estava muito animada, exceto por um pequeno grupo de brasileiros que chegou a animar os ingleses com batucada.

Mano Menezes optou por escalar o volante Alex Sandro no lugar de Hulk para ajudar a fechar o lado esquerdo, que tinha se mostrado vulnerável nas partidas anteriores cada vez que Marcelo apoiava o ataque.

"Hoje mostramos um equilíbrio muito grande porque na hora que Marcelo ataca, o Alex Sandro está aí para defender", observou o zagueiro Thiago Silva, capitão sa seleção olímpica.

Dessa forma, o Brasil jogava com três volantes (Rômulo, Sandro e Alex Sandro), o meia Oscar para armar as jogadas, Neymar com liberdade para buscar a bola pelos dois lados do campo e Leandro Damião como pivô do ataque.

Mesmo assim, os brasileiros levaram um grande sufoco no início do jogo e os sul-coreanos por pouco não abriram o placar, aos 10 minutos de jogo, quando Gabriel saiu errado e deixou Nam cruzar na frente do gol vazio.

Sandro salvou a pátria ao afastar de bico na pequena área, na frente de dois atacantes adversários.

O goleiro brasileiro voltou a falhar dois minutos depois, desta vez numa bola alta que não conseguiu espalmar e sobrou para Ji Dongwon na pequena área, com o gol todo aberto. O atacante se preparava para emendar de cabeça para as redes, mas foi travado por Juan, que desviou a bola com o pé na altura da testa do atacante coreano.

O Brasil reagiu aos 18 com uma boa jogada individual de Marcelo, que arrancou pela esquerda e tocou para Leandro Damião.

O atacante do Internacional invadiu a área e chutou forte em cima do goleiro Lee, Oscar tentou aproveitar o rebote mas foi travado na hora do chute.

O Brasil começou a crescer na partida e teve outra boa chance aos 23. Sandro arriscou um bom chute da entrada da área, Leandro Damião pegou o rebote e disparou cruzado sem ângulo, mas a bola foi para a linha de fundo.

O jogo estava ficando morno, mas a torcida brasileira acordou aos 37, quando o Brasil abriu o placar, em jogada iniciada por Neymar. O craque do Santos recebeu a bola na intermediária e tocou para Oscar, que chegou da esquerda e arrancou até a entrada da área, atraindo toda a defesa, antes de abrir para Rômulo, que estava libre pela direita. O volante chutou colocado, no canto direito, e correu para o abraço, aproveitando uma falha do goleiro Lee, que aceitou o chute fraco.

"Fizemos o primeiro gol em um momento importante. Depois voltamos a retomar nossa ideia clara de manter a posse de bola e não deixar espaços ao adversário, que era o nosso problema até o segundo gol deixar a partida mais tranquila", comentou o técnico Mano Menezes.

Os coreanos tentaram reagir nos acréscimos do primeiro tempo, com outra boa jogada de Ji, que mandou uma bomba desde a direita da área e viu seu chute raspar a trave de Gabriel

Aos 3, o atacante Bokyung Kim foi derrubado por trás por Sandro dentro da área, mas o juiz não apitou o pênalti, para o desespero dos jogadores e da torcida da Coréia do Sul.

Apesar desse susto, o Brasil voltou melhor no segundo tempo e ampliou o placar aos 11, quando Neymar foi para a linha de fundo e fez um ótimo recuo, que passou entre as pernas de Marcelo e acabou chegando na medida para Leandro Damião, que da marca do pênalti não perdoou, mandando uma bomba contra o goleiro Lee.

O atacante do Inter acabou com as esperanças coreanas aos 18, com um chute colocado depois de mais uma boa jogada iniciada por Oscar, seu ex-companheiro no time gaúcho, que foi contratado no fim de julho pelo Chelsea.

Com 3 a 0 no placar, os brasileiros se contentaram em manter a posse de bola, sob o olé da torcida e contando com o incentivo da batucada, avançando tranquilamente à final.