Topo

Brasil perde para Noruega e está eliminado no handebol feminino

07/08/2012 08h58

Londres, 7 Ago 2012 (AFP) -A seleção feminina de handebol do Brasil foi derrotada nesta terça-feira pela Noruega por 21-19 pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres e está eliminada da competição, o que encerra o sonho da primeira medalha do país na modalidade depois de uma ótima primeira fase.

As brasileiras voltam as atenções a partir de agora para os Jogos do Rio de Janeiro-2016.

Na partida contra as norueguesas, a equipe brasileira, tetracampeã pan-americana, fez um grande primeiro tempo e terminou com a vantagem de 13-9.

No início da etapa final, o time treinado pelo dinamarquês Morten Soubak, que terminou na quinta posição no último Mundial, chegou a abrir 15-9, mas acabou não resistindo ao poderio ofensivo das norueguesas, atuais campeãs mundiais e olímpicas.

A parte física também pesou e a defesa do Brasil, compacta na primeira etapa, começou a permitir espaços para as norueguesas.

Além disso, o ataque brasileiro travou, a goleira norueguesa Kari Grimsbo fez boas defesas - 10 em 16 arremessos brasileiros - e isto permitiu a aproximação da Noruega no placar.

Apesar das falhas no ataque, as brasileiras demonstraram grande resistência e a Noruega só empatou a partida e virou o marcador a oito minutos do fim.

Os destaques brasileiros na partida foram Alê, com cinco gols - quatro deles no primeiro tempo -, e a goleira Chana, que defendeu três cobranças de sete metros durante a partida, duas delas no segundo tempo.

Do lado norueguês, Linn Koren também fez cinco gols.

"Na Noruega, as meninas nascem com uma bola na mão, como acontece no Brasil com o futebol", afirmou Alê após a partida.

"Não conseguimos que nosso ataque penetrasse na forte defesa delas. A goleira norueguesa fez um bom trabalho", afirmou o técnico da equipe brasileira.

Apesar de várias chances, as brasileiras não conseguiram encaixar os contra-ataques nos últimos minutos do jogo, o que acabou sendo fatal.

Na primeira fase, o Brasil foi o primeiro colocado no Grupo A, com apenas uma derrota, para a Rússia. Mas a equipe teve que enfrentar uma pedreira na primeira partida eliminatória, já que a favorita Noruega fez uma campanha irregular no Grupo B, que contava com as principais equipes do mundo, e passou para a segunda fase apenas com o quarto lugar na chave.

Apesar da decepção, já que a expectativa era de uma medalha, Alê fez uma análise positiva da participação brasileira em Londres.

"Perdemos para a Noruega, a campeã da última Olimpíada. Por mais que para muitas jogadoras seja uma decepção e uma tristeza, as pessoas têm que tirar algo positivo".

"Agora teremos o Mundial e os próximos Jogos Olímpicos no Brasil, onde esperamos conseguir uma medalha", disse a jogadora do Hypo NO, da Áustria.