Topo

Brasil é eliminado pela Argentina no basquete masculino

08/08/2012 21h31

LONDRES, 8 Ago 2012 (AFP) -O Brasil foi derrotado nesta quarta-feira pela Argentina no torneio masculino de basquete de Londres, por 82-77, e disse adeus aos Jogos de 2012.

A Argentina, que sofreu para vencer, após ter aberto até 15 pontos de vantagem, enfrentará o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Austrália. Se os prognósticos se confirmarem, e Lebron James e Kobe Bryant vencerem, será repetida a semifinal dos Jogos de Atenas 2004, em que a Argentina venceu e acabou levando o ouro.

"Jogamos bem, mas não o suficiente. Faltou experiência e enfrentamos uma equipe que sabe jogar junto, e isto fez a diferença", avaliou Nenê Hilário.

"Podemos partir com a cabeça erguida e com a tranquilidade de ter uma equipe unida. Há mais coisas positivas do que negativas, as coisas melhoraram desde a última vez".

Leandrinho Barbosa estimou que o Brasil "mostrou que pode ganhar de qualquer equipe do mundo", e lembrou a vitória sobre a Espanha na primeira fase.

Já o argentino Andrés Nocioni disse que "isto é basquete, é preciso jogar cada partida". "Vencemos em Atenas, por que não sonhar?".

A outra semifinal de Londres será disputada entre Espanha e Rússia, que venceram, respectivamente, França e Lituânia.

Os brasileiros Marcelinho Huertas e Leandrinho foram os cestinhas da partida, com 22 pontos. Luis Scola foi o maior pontuador do lado argentino, com 17. Emanuel Ginóbili fez 16 pontos, como Carlos Delfino.

"Foi um tipo de partida que não esperava. Não esperava fazer 46 pontos no primeiro tempo", disse Ginóbili.

O Brasil começou bem e chegou a vencer o primeiro quarto, com uma grande atuação de Marcelinho Huertas, mas a Argentina fez valer seu potencial ofensivo após o início do segundo quarto, e abriu vantagem sobre a equipe de Rubén Magnano com contra-ataques rápidos e arremessos de três pontos.

Os argentinos levaram uma vantagem de dez pontos para o último quarto (64-54). Mas no quarto final, o Brasil chegou a dar a impressão de que poderia virar o placar, chegando a ficar a três pontos dos argentinos.

Os brasileiros chegaram a ter o ataque do empate, mas Huertas não acertou a bola de três. Depois da chance perdida, a equipe brasileira pareceu ter se desequilibrado, e permitiu aos argentinos se distanciar restando pouco mais de um minuto para o fim do confronto. Os oito últimos pontos dos argentinos foram de lances livres.

"Houve momentos em que perdemos o controle do jogo e o Brasil poderia ter vencido a partida", avaliou Nocioni.

Com a vitória, Ginóbili, Andrés Nocioni e Luis Scola deixam de fora do torneio o treinador argentino do Brasil que os levou ao ouro em Atenas-2004.

"Milhões de jogadores gostariam de estar na nossa posição", disse Ginóbili, resumindo a felicidade dos argentinos.

Contando a partida desta quarta, o Brasil mantém vantagem no registro histórico do clássico sul-americano, com 37 vitórias sobre 32, nenhuma delas nos Jogos Olímpicos. A única vez em que as duas equipes se enfrentaram em um jogo olímpico foi em Helsinque-1952, com uma vitória da Argentina por 72-56.

Brasil: 26 40 (14) 54 (14) 77 (23)

Argentina 23 46 (23) 64 (18) 82 (18)

Equipes:

Brasil: Machado (2), Taylor Junior (2), Garcia (10), Huertas (22), Barbosa (22), Varejão (4), Giovannoni (2), Hilario (7), Splitter (6).

Argentina: Scola (17), Ginóbili (16), Campazzo (3), Prigioni (6), Gutiérrez (11), Delfino (16), Nocioni (12), Jasen (1).