Topo

Yamaguchi Falcão vence campeão mundial e garante bronze

08/08/2012 21h29

Londres, 8 Ago 2012 (AFP) -O brasileiro Yamaguchi Falcão garantiu vaga nas semifinais e a medalha de bronze no torneio de Boxe dos Jogos de Londres, categoria até 81 quilos, ao derrotar o cubano Julio La Cruz na noite desta quarta-feira.

Em uma luta muita equilibrada contra o campeão mundial cubano, Yamaguchi Falcão empatou o primeiro round por 4-4, venceu o segundo por 6-5 e fechou o combate com 8-6, para liquidar o adversário por 18-15.

Nas semifinais, Yamaguchi Falcão enfrentará o russo Egor Mekhontev, que derrotou Elshod Rasulov, do Uzbequistão, por 19-15.

A outra semifinal terá o cazaque Adilbek Niyazymbetov, que bateu o iraniano Ehsan Rouzbahani por 13-10, contra o ucraniano Oleksandr Gvozdyk, que derrotou o argelino Abdelhafid Benchabla por 19-17.

"Sinto como se quisesse beijar o árbitro", disse Yamaguchi. "Meu principal objetivo era tirar do caminho La Cruz, que é o melhor do mundo".

"Em nome de Deus vou conseguir o ouro", afirmou Yamaguchi, que dedicou a vitória ao pai, o ex-pugilista Touro Moreno.

Na véspera, seu irmão Esquiva Falcão também garantiu vaga nas semifinais da categoria até 75 quilos ao derrotar o húngaro Zoltan Harcsa.

"Temos duas medalhas para o Brasil, e não são apenas nossas, fizemos isto pelo boxe", disse Yamaguchi. "Foi um grande sucesso. Não posso esperar para ver meu irmão e lhe dar um beijo, um abraço e lhe dizer que a família Falcão é vitoriosa".

Com o resultado desta quarta-feira, o Brasil garantiu três bronzes no Boxe olímpico, com Adriana Araujo, Esquiva e Yamaguchi.

O cubano La Cruz, campeão mundial em Baku-2011, foi lento e desorganizado em seus ataques, recorrendo constantemente ao clinch para compensar o cansanço visível a partir da metade do combate.

"Esperou muito para buscar o combate e quando o fez, já estava cansado", disse à imprensa o técnico cubano Raúl Fernández.

La Cruz se recusou a falar com a imprensa.