• ENTRE
Topo

Alison e Emanuel perdem final dramática e ficam com a prata

09/08/2012 22h16

LONDRES, 9 Ago 2012 (AFP) -A dupla brasileira Alison e Emanuel perdeu para os alemães Brinck e Reckermann na final do torneio de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres e teve que se contentar com a medalha de prata, nesta quinta-feira, no Horses Guards Parade.

O jogo foi eletrizante e terminou no tie-break, com parciais de 23-21, 16-21 e 16-14.

O bronze ficou com os letões Pavins e Smetins, que mais cedo superaram os holandeses Nummerdor e Schuil de virada, por 19-21, 21-19 e 15-11.

Emanuel, de 39 anos, que participou de todas as cinco edições em que o vôlei fez parte do programa olímpico, desde Atlanta-1996, tem agora uma medalha de cada cor, com o ouro de Atenas-2004 e o bronze de Pequim-2008, ambas com Ricardo, que disputou os Jogos de Londres com Pedro Cunha e foi eliminado nas quartas de final pela mesma dupla alemã.

"É legal ter uma medalha de cada cor, mas no projeto que comecei com Alison, a gente sempre almejou a medalha de ouro. Somos um time vencedor, nunca desistimos em nenhum ponto", declarou Emanuel, bastante emocionado depois da partida.

"Estou muito feliz de levar mais uma medalha para casa, medalhas olímpicas para mim significam muita coisa, são quatro anos de trabalho. Estou satisfeito pela forma com que joguei e a forma com que nossa dupla se comportou em quadra", completou o veterano.

Alison, que disputava em Londres sua primeira Olimpíada, também disse que saiu da competição de cabeça erguida.

"Saímos muito orgulhosos porque perdemos como guerreiros. Foi uma pena não ganhar a medalha de ouro porque queria muito dar esse título ao Brasil, à minha família e aos meus amigos. Mesmo assim, essa medalha de prata tem um valor muito grande, de superação e de dedicação", explicou o jovem capixaba de 26 anos.

A prata de Alison e Emanuel foi a segunda medalha do Brasil no Vôlei de Praia destes Jogos, após o bronze de Juliana e Larissa no feminino.

Nos seis jogos que venceram antes de disputar a final, Alison e Emanuel perderam apenas dois sets, na estreia, contra os austríacos Doppler e Horst, e nas quartas de final, contra os poloneses Fijalek e Prudel.

A arena do Horses Guards Parade, em frente ao lado do palácio de Buckingham, estava lotada com 15.000 torcedores, muitos deles brasileiros.

O gigante Alison (2,03 m e 110 kg), que ganhou o apelido de 'Mamute', mostrou toda a sua força logo no primeiro ponto, com um bloqueio arrasador depois de um bom saque de Emanuel.

No entanto, o início do set foi bastante equilibrado, com as duas equipes travando uma disputa acirrada por cada ponto.

Quando os brasileiros estavam perdendo por 7 a 6, Emanuel mergulhou para buscar uma bola que parecia perdida e ainda teve força para levantar e emendar com uma linda paralela depois do passe de Alison, empatando o confronto.

Mesmo assim, a dupla do Brasil cometeu muitos erros, inclusive de saque, o que levou os alemães a abrir dois pontos de diferença (14 a 12).

Os brasileiros passaram a jogar de forma mais agressiva e chegaram a virar em 18 a 17, e tiveram até dois sets points (20 a 19 e 21 a 20), mas Emanuel cometeu um erro de ataque num momento decisivo e a dupla acabou perdendo a parcial por 23 a 21, após uma batalha épica de 23 minutos.

Alison e Emanuel começaram melhor no segundo set, e abriram uma diferença de cinco pontos (12 a 7), com uma boa sequência de quatro pontos seguidos no saque de 'Mamute'.

Os brasileiros souberam administrar esta vantagem e fecharam o set com tranquilidade por 21 a 16, num erro de saque de Reckermann.

Emanuel fez os dois primeiros pontos do tie-break, mas depois cometeu dois erros seguidos, deixando os alemães empatar.

O jogo estava cada vez mais dramático e os alemães chegaram a liderar por 7 a 5, mas os brasileiros empataram em 7 a 7 no saque de Emanuel.

No entanto, o veterano errou duas bolas importantes seguidas e deixou os adversários abrir uma vantagem de quatro pontos (12 a 8).

Os brasileiros lutaram até o fim e chegaram até a salvar três match points, o último num ace de Emanuel, mas acabaram perdendo por 16 a 14.

O ponto que deu a vitória aos alemães gerou polêmica, já que os brasileiros chegaram a pedir a revisão ao árbitro que não aceitou e anunciou diretamente o fim da partida.

"Quando ataquei essa bola tinha certeza que estava dentro então fui direto para o saque, depois algumas pessoas me disseram que foi fora. Realmente, queria que terminasse de outra forma", lamentou Emanuel.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade