Topo

Fifa investiga suborno a Havelange e Ricardo Teixeira

26/08/2012 17h06

BERLIM, 26 Ago 2012 (AFP) -O chefe do Comitê de Ética da Fifa, o americano Michael Garcia, revelou neste domingo que o órgão recém-criado investigará o pagamento de milhões de dólares realizado pela empresa de marketing ISL aos dirigentes brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira.

Segundo documentos da Justiça suíça publicados recentemente pela Federação Internacional de Futebol, a empresa de marketing esportivo entregou milhões de dólares em comissões ao então presidente da Fifa, João Havelange, e ao então membro do Comitê Executivo do organismo e presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, envolvendo os direitos de transmissão da Copa do Mundo.

O Comitê de Ética investigará ainda o processo que permitiu a realização da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, e as concessões dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e Qatar, respectivamente.

"Se olharmos bem, fica claro que é preciso investigar e vamos fazer isto", disse Garcia a imprensa alemã.

O chefe do Comitê de Ética afirmou que também investigará o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter: "quanto maior a importância da pessoa investigada, maior é a importância da investigação".

Garcia e o alemão Hans-Joachim Eckert foram designados os máximos responsáveis do Comitê de Ética da Fifa na reunião extraordinária do máximo organismo do futebol mundial, em julho passado, em Zurique.