Topo

França arranca empate contra Espanha com gol no final

16/10/2012 20h45

MADRI, 16 Out 2012 (AFP) -A seleção da Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia, levou um gol no último minuto dos acréscimos e tropeçou nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil-2014 ao empatar por 1 a 1 com a França, nesta terça-feira, no estádio Vicente Calderón de Madri.

O zagueiro Sergio Ramos, do Real Madrid, abriu o placar aos 25 minutos, em cobrança de escanteio na qual cabeceou contra a trave, viu Pedro recuperar a sobra e acabou mandando a bola para as redes ao receber cruzamento do atacante do Barcelona.

Os espanhóis perderam uma grande chance de ampliar aos 41, quando o goleiro francês Hugo Lloris defendeu pênalti cobrado por Cesc Fábregas após Pedro ser derrubado na área pelo zagueiro Laurent Koscielny.

A França acabou chegando ao empate no finalzinho da partida com um gol de cabeça de Olivier Giroud, atacante recém contratado pelo Arsenal.

"Acreditamos até o fim, este gol de empate foi uma recompensa para a equipe toda, fomos buscar este resultado juntos", comemorou Giroud, que se disse satisfeito por ter "calado as críticas" após seu início de temporada difícil com os 'Gunners'.

"Teria sido injusto perder esta partida, é verdade que sofremos no primeiro tempo, mas melhoramos muito no segundo. É incrível conseguir um empate desta forma", comemorou o técnico francês Didier Deschamps.

"Controlamos a partida, mas faltou um pouco de profundidade", lamentou o técnico espanhol Vicente Del Bosque.

Com o resultado, Espanha e França dividem a liderança com sete pontos, três a mais que a Geórgia, que perdeu a oportunidade de se igualar aos líderes ao perder por 2 a 0 para Belarus.

Os franceses praticamente não viram a cor da bola no primeiro tempo e Lloris foi heróico, fazendo várias defesas espetaculares que impediram a 'Fúria' de abrir uma vantagem decisiva na partida.

O goleiro do Tottenham salvou os 'Bleus' pela primeira vez aos 18 minutos de jogo, quando pegou um chute de Santi Cazorla desviado por Gonalons.

Cazorla tinha acabado de entrar, no lugar de David Silva, que passou apenas dez minutos em campo por sentir dores no tornozelo.

A Espanha continuou monopolizando a posse de bola, enquanto a única opção dos franceses era dar chutões para a frente para Karim Benzema, que estava muito isolado no ataque.

Depois da abertura do placar com Sergio Ramos aos 25, Benzema tentou reagir oito minutos depois, mas seu chute esbarrou na boa defesa de Casillas.

Os franceses chegaram a balançar as redes aos 39, mas o gol foi anulado por uma posição de impedimento duvidosa de Jérémy Ménez.

A equipe anfitriã teve tudo para fazer seu segundo gol, aos 42, mas Lloris voltou a brilhar ao defender o pênalti cobrado por Fábregas.

O segundo tempo foi mais aberto e Deschamps deixou sua equipe mais ofensiva ao tirar o volante Gonalons para colocar em campo o meia Mathieu Valbuena.

Os franceses tiveram uma ótima chance aos 13, quando Franck Ribéry arriscou de fora da área e errou o alvo por muito pouco.

O meia do Bayern de Munique voltou a se destacar sete minutos depois, com um belo cruzamento para Benzema, que não alcançou a bola quando Casillas já estava batido no lance.

O gol de empate saiu em outra jogada iniciada por Ribéry, que cruzou na medida para a cabeça de Giroud, que calou a torcida do Vicente Calderón.