Topo

Nem Messi, nem Zico: para Zâmbia, Chitalu fez mais gols em um só ano

13/12/2012 11h34

LUSAKA, 13 dez 2012 (AFP) - Nem o Argentino Lionel Messi, nem o galinho Zico: de acordo com responsáveis da federação da Zâmbia de futebol, quem mais marcou gols em um ano foi Godfrey Chitalu.

Messi, do Barcelona e da seleção argentina, quebrou o recorde de Gerd Muller (85 em 1972) após marcar dois gols no domingo na vitória do seu time por 2 a 0 contra o Betis, e na quarta-feira fez outros dois contra o Córdoba pela Copa do Rei, totalizando 88 gols.

Já o Flamengo afirma que no ano de 1979, Zico fez 89 gols e que por isso ainda não foi superado.

Pesquisadores da Zâmbia também contestaram esses recordes.

Para eles, Godfrey Chitalu marcou 49 gols no campeonato nacional e 58 pela copa da Zâmbia e jogos internacionais entre 23 de janeiro e 10 de dezembro de 1972, ou seja 107 gols no ano, declarou à AFP o comentarista local Musonda Chibulu.

Chibulu e o pesquisador Jerry Muchimba apresentaram provas mostrando edições dos jornais Times of Zambia e Zambia Daily Mail, além de documentos dos arquivos nacionais.

A federação acredita que o estudo do dossiê pela Fifa poderá demorar até cinco anos. "Esperamos conseguir o reconhecimento da Fifa", declarou o porta-voz da federação Eric Mwanza.

Chitalu, que depois da carreira de jogador passou a ser treinador, morreu na queda do avião que transportava a seleção da Zâmbia em 1993, quando a equipe se preparava para jogar pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra o Gabão.