Fifa acusa África do Sul de ter manipulado amistosos antes da Copa do Mundo 2010
A Fifa acusa a África do Sul de ter manipulado resultados de partidas amistosas de preparação para a Copa do Mundo realizada no país, em 2010. De acordo com a Safa (Federação Sul-Africana de Futebol), a entidade máxima do futebol demostrou a manipulação "de forma irrefutável" num relatório.
Um dos principais acusados de ter articulado a fraude é o empresário Wilson Raj Perumal, de Cingapura, condenado por fatos similares na Finlândia em 2011.
Perumal teria usado uma empresa fantasma chamada Football 4U, criada oficialmente para ajudar o desenvolvimento do futebol no país, mas na verdade teria sido usada para corromper a Federação Sul-Africana e manipular os resultados da sua seleção.
"Perumal e a 4U infiltraram a Safa antes da Copa do Mundo, oferecendo ajuda em termos de arbitragem. A oferta incluía a participação de árbitros oficiais da Fifa para os amistosos de preparação", explicou a Safa.
Durante este período, os "Bafana-Bafana" golearam as seleções da Guatemala (5 a 0) e da Tailândia (4 a 0), surpreenderam ao derrotar a Colômbia por 2 a 1 e empataram em 1 a 1 com a Bulgária. O técnico à época era o brasileiro Carlos Alberto Parreira.
Na época já houve suspeitas de manipulação, devido a pênaltis muito duvidosos marcados a favor da África do Sul nos jogos contra Guatemala e Colômbia.
3 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Ok, mas diga-se que manipulação em amistoso não corrompe o futebol, uma vez que ninguém que conheça futebol leva a serio amistoso.A Fifa deveria e se preocupar com os campeonatos, onde ocorre um monte de malandragem!
Deviam investigar as federações de todos os países porque deve estar cheio disso por ai, principalemnte na CBF.