Topo

Em cerimônia fechada, corpo de namorada de Pistorius é velado e cremado na África do Sul

Modelo sul-africana Reeva Steenkamp teve sua última homenagem nesta terça-feira - AFP PHOTO/ALEXANDER JOE
Modelo sul-africana Reeva Steenkamp teve sua última homenagem nesta terça-feira Imagem: AFP PHOTO/ALEXANDER JOE

Da AFP

Em Port Elizabeth (África do Sul)

19/02/2013 12h15

Parentes de Reeva Steenkamp, supostamente assassinada no dia 14 de fevereiro pelo namorado, o corredor paralímpico Oscar Pistorius, prestaram uma última homenagem à modelo em sua cidade natal, Port Elizabeth, preferindo esquecer por um momento o assassino, que compareceu ao mesmo tempo a um tribunal sul-africano.

Fechada à imprensa e aos curiosos, a cerimônia foi realizada no crematório de Victoria Park, num bairro tranquilo da cidade ao sul do país, onde a jovem cresceu.

O caixão, coberto com um lençol e uma composição de flores brancas, chegou por volta das 10h (horário local) ao crematório, carregado por seis homens. O corpo foi cremado após a cerimônia, que durou mais de uma hora.

Mais de 100 familiares e amigos estavam presentes, entre eles o jogador de rúgbi François Hougaard, que a imprensa sul-africana afirmou ter tido um caso com Reeva poucos meses atrás, e de quem Pistorius poderia sentir ciúmes.

Na capa do programa da cerimônia estava escrito apenas "Reeva" e as datas de nascimento e morte, além do retrato da jovem mulher, atingida por quatro balas de 9mm aos 29 anos na casa de Pistorius na madrugada do Dia de São Valentim (Dia dos Namorados em vários países).

"Há um vazio em cada uma das pessoas que ela conhecia, que nunca poderá ser preenchido", disse seu irmão Adam, ao terminar o elogio fúnebre. "Ela vai nos fazer falta".

"Estamos aqui como uma família, mas apenas uma coisa falta, Reeva", acrescentou seu tio Michael Steenkamp, antes de desabar em lágrimas.

"Ela era um anjo", revelou por sua parte Ravin Venter, um ex-jóquei que trabalhou com seu pai, um treinador de cavalos de corrida.

Segundo Venter, nada poderia indicar que Reeva mantinha uma relação conflituosa com Pistorius, o campeão paralímpico que namorava desde novembro.

"Eu perguntei a seu pai, ele me disse que não, que ela estava muito feliz com o Oscar, não havia nenhum problema. Talvez ela estivesse escondendo alguma coisa", disse.

Pistorius "é um perigo para a sociedade. Será perigoso para as testemunhas, ele deve permanecer na prisão, eles não devem liberá-lo", acrescentou.

No mesmo momento, o assassino era apresentado a um tribunal de Pretória, onde o Ministério Público leu a acusação de assassinato premeditado, enquanto seus advogados argumentaram a tese de acidente.

A família não fez referência direta a Pistorius. Seu tio Michael observou, no entanto, que Reeva tinha a intenção de se envolver na defesa contra os abusos sofridos por mulheres.

Bongiwe Gamba, amiga de escola de Reeva, preferiu realçar o sorriso, a sua forma de estar perto das pessoas e seu calor humano. "Só agora que eu estou é aqui, é que percebo realmente que ela partiu", disse ela.

Formada em Direito, modelo e apresentadora de televisão, Reeva Steenkamp foi eleita uma das "100 mulheres mais sexy do mundo" pela revista masculina FHM.

Ela também foi a heroína de um reality show muito popular, que a emissora SABC1 transmitiu o primeiro episódio no sábado, dois dias depois de sua morte.