Topo

Kim Jong-Un e Dennis Rodman assistem juntos uma partida de basquete

01/03/2013 06h37

PEQUIM, 01 Mar 2013 (AFP) - O dirigente norte-coreano Kim Jong-Un assistiu na quinta-feira em Pyongyang uma partida de basquete ao lado de Dennis Rodman, astro aposentado da NBA, informa a imprensa oficial chinesa.

O líder da Coreia do Norte e o ex-jogador do Chicago Bulls acompanharam uma partida entre 12 jogadores locais e quatro atletas do Harlem Globetrotters, divididos em duas equipes de oito, segundo a agência Xinhua.

"Você tem um amigo para toda vida", declarou Rodman ao dirigente norte-coreano em um discurso diante de uma multidão, informou a agência Vice, com sede em Nova York, que organizou a viagem de Rodman.

As fotos da partida mostram Rodman com óculos escuros e boné de beisebol. Ele aplaude e sorri, ao lado de um Kim Jong-Un visivelmente feliz, vestido com um traje tradicional ao estilo Mao.

Rodman, de 51 anos e que conquistou cinco títulos da NBA, desembarcou na terça-feira na capital da Coreia do Norte com uma delegação de técnicos e jogadores do Harlem Globetrotters para uma visita de boa vontade vinculada a uma "diplomacia do basquete".

Segundo a Xinhua, que tem um escritório em Pyongyang, Rodman chamou de "lamentável" o atual estado das relações entre Estados Unidos e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), nome oficial da Coreia do Norte.

"Pessoalmente, sou amigo do marechal Kim Jong-Un e do povo da RPDC", declarou, também segundo a agência chinesa.

Estados Unidos e Coreia do Norte não mantêm relações diplomáticas.

O Departamento de Estado americano não fez comentários sobre a visita.

"Não temos detalhes sobre a viagem. Nós não estamos em contato com ele (Rodman), não é algo sobre o que opinamos", disse o porta-voz Patrick Ventrell.

A visita dos atletas acontece duas semanas depois do terceiro teste nuclear da Coreia do Norte, condenada pelas potências ocidentais e criticada pela China, principal aliado de Pyongyang.

Conhecido como "The Worm" ("o verme"), Dennis Rodman é considerado um dos melhores jogadores de defesa da história da NBA. Também é famoso, além dos feitos esportivos, pelas muitas excentricidades e seu cabelo colorido.

kgo/fp