Topo

Usain Bolt eleito melhor atleta do ano no Laureus, Daniel Dias premiado

11/03/2013 22h24

RIO DE JANEIRO, 12 Mar 2013 (AFP) - O velocista jamaicano Usain Bolt foi eleito o melhor atleta do ano pela academia do Prêmio Laureus, considerado o 'Oscar do esporte', nesta segunda-feira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, enquanto o nadador brasileiro Daniel Dias conquistou o título de melhor atleta paralímpico do planeta pela segunda vez na sua carreira, repetindo o feito de 2009.

Dono de 15 medalhas em Jogos Paralímpicos - 10 ouros, quatro pratas e um bronze - o paulista de 24 anos conquistou quatro títulos em Londres-2012.

"Estou muito feliz, agradeço a minha família e a todos os que me apoiaram. Eu queria fazer história em 2012 e graças a Deus deu tudo certo", declarou Daniel, muito emocionado ao subir no palco para receber o prêmio usando elegante terno branco.

Já o jovem craque Neymar, indicado na categoria revelação do ano, bateu na trave. O prêmio foi para o tenista escocês Andy Murray, campeão do US Open e medalhista de ouro 'em casa' nos Jogos de Londres.

Vencedor do prêmio mais aguardado da noite, Bolt foi a grande estrela das últimas Olimpíadas. Na capital britânica, ele conquistou o ouro nas três provas de velocidade que disputou, os 100 m, 200 m e 4x100m, repetindo o feito de Pequim-2008.

"Trabalhei muito para chegar até aqui, muito obrigado por este prêmio. Foi uma temporada muito difícil", declarou o jamaicano num vídeo exibido num telão colocado atrás do palco.

Para vencer o Laureus, ele superou grandes astros do esporte mundial, como craque argentino Lionel Messi, o piloto alemão Sebastian Vettel, o fundista britânico Mo Farah, o ciclista britânico Bradley Wiggins, campeão da volta da França, e o nadador americano Michael Phelps, o único presente na cerimônia.

Phelps, recordista absoluto de medalhas Olímpicas (22, 18 delas de ouro), não saiu de mãos vazias, já que recebeu um prêmio pelo conjunto da obra.

"Vivi coisas incríveis durante a minha carreira, mal consigo acreditar que já terminou. Este prêmio é maravilhoso para encerrar isso tudo com chave de ouro", se emocionou o nadador.

O ex-atleta britânico Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1.500 m (Moscou-1980 e Los Angeles-1984) e presidente do Comitê Organizador dos Jogos Londres, também recebeu um prêmio especial.

Sua compatriota Jessica Ennis, que conquistou a medalha de ouro no heptatlon dos Jogos de Londres, foi eleita melhor atleta feminina do ano.

Na categoria melhor atleta de esportes extremos, o vencedor foi o austríaco Felix Baumgartner, paraquedista que no dia 14 de Outubro de 2012 fez do salto mais alto de todos os tempos, caindo de 39.000 metros e quebrando a barreira do som.

A melhor equipe do ano foi o time de golfe britânico da Ryders Cup.

O prêmio de melhor retorno do ano foi para o dominicano Felix Sanchez, campeão olímpico dos 400 m sem barreiras em Londres, façanha que já havia alcançado oito anos antes em Atenas-2004.

A cerimônia foi apresentada pelo ator americano Morgan Freeman, que chegou a fazer piada sobre o apagão que perturbou a última edição do Superbowl, no último dia 3 de fevereiro.

A luz do Teatro Municipal apagou por alguns segundos, arrancando risadas da plateia repleta de celebridades, tanto do mundo do cinema quanto das artes.

lg/lr