Topo

Blatter diz que relatório sobre o caso ISL será divulgado em abril

Comissão de ética da entidade prometeu rigor nas investigações  - EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV
Comissão de ética da entidade prometeu rigor nas investigações Imagem: EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV

Da AFP, em Zurique

21/03/2013 15h59

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta quinta-feira que a comissão de ética da entidade divulgará até o dia 15 de abril o relatório da investigação do caso de corrupção entre a entidade e a extinta empresa de marketing ISL. 

“O comitê executivo foi informado que o presidente da câmara de instrução, Michael Garcia, entregou um relatório para Hans-Jocahim Eckert (outro presidente da comissão de ética). Ele tem examinado os resultados e entregará o relatório para o comitê executivo no máximo até o dia 15 de abril”, disse Blatter em entrevista coletiva.

O escândalo envolvendo a entidade máxima do futebol se instalou em 2012, quando a rede britânica BBC fez uma reportagem denunciando que a empresa de marketing ISL, falida em 2001, pagou suborno a membros da Fifa para conseguir os direitos de várias Copas do Mundo.

A justiça suíça arquivou o caso, mas os documentos em poder dos juízes mostram que João Havelange e Ricardo Teixeira, respectivamente ex-presidente e ex-membro do comitê executivo, receberam milhões de dólares de propina.

Nomeado presidente da comissão de ética da Fifa em julho de 2012, Michael Garcia, prometeu investigações amplas sobre o caso e afirmou que todas as acusações seriam analisadas.