Topo

Barça revela que desembolsou 57 milhões de euros para contratar Neymar

03/06/2013 18h15

MADRI, 03 Jun 2013 (AFP) - O jovem craque Neymar custou 57 milhões aos cofres do Barcelona, revelou Josep Maria Bartolomeu, vice-presidente do clube catalão, que estava ao lado do jogador durante sua apresentação no Camp Nou.

O dirigente também confirmou a realização de dois amistosos entre Barcelona e Santos, um no Camp Nou, provavelmente no dia 2 de agosto, pelo troféu Joan Gamper que tradicionalmente abre a temporada dos catalães, e outro no Brasil.

"O custo total da operação foi de 57 milhões de euros, divididos entre três entidades, Santos, DIS e Teisa", explicou Josep Maria Bartolomeu.

O clube praiano era dono de 55% do passe de Neymar, DIS, braço esportivo do grupo Sonda, detinha 40% e Teisa, formado por um grupo de conselheiros do Santos, 5%.

Josep Maria Bartolomeu não deu detalhes sobre a quantia, que cada entidade recebeu, alegando "cláusulas de confidencialidade", e ainda revelou que parte dos 57 milhões de euros irá para uma empresa de consultoria esportiva que participou da negociação.

"Inicialmente, a previsão era de uma transferência de por volta de 40 milhões de euros, e já tínhamos pagado 10 milhões de adiantamento. Porém, a interferência de outros clubes interessados deixou a transação mais cara do que o previsto", explicou o dirigente, confirmando o interesse do Real Madrid.

Para ter certeza de poder segurar o jogador por um bom tempo, o Barça estabeleceu uma multa rescisória astronômica de 190 milhões de euros.