• ENTRE
Topo

Neymar encara unovo desafio no Barça ao lado de Messi

16/08/2013 18h07

MADRI, 16 Ago 2013 (AFP) - Ao apostar na parceria entre os camisas 10 do Brasil e da Argentina, o Barcelona fez uma aposta ousada. Aos 21 anos, Neymar, contratado por 57 milhões de euros junto ao Santos, terá que provar que é capaz de brilhar ao lado de Lionel Messi.

A estreia da dupla em jogos oficiais deve acontecer neste domingo no Camp Nou diante do Levante, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol, caso Messi esteja recuperado da lesão muscular que o tirou do amistoso entre Argentina e Itália, disputado na última quarta-feira em Roma.

Os dois pouco atuaram juntos na pré-temporada. Foram quinze minutos na goleada de 8 a 0 que o Barça aplicou no Santos e a primeira etapa da vitória por 7 a 1 sobre a seleção da Tailândia, na qual Neymar marcou seu primeiro gol com a camisa do clube catalão.

Ao lado de Messi, o brasileiro, jogando com a camisa 11 que usava no Santos, atuou sempre pelo lado esquerdo do campo, trocando poucos passes com o argentino. Ele chegou até a mostrar mais entrosamento com o meia Cesc Fábregas, que não foi titular absoluto na temporada passada e e foi muito cobiçado pelo Manchester United.

Conhecido por ser tímido e sempre prezar pelo bem do grupo, Messi, porém, não se entendeu bem com jogadores com forte personalidade como o camaronês Samuel Eto?o e o sueco Zlatan Ibrahimovic, que acabaram deixando o clube. Neymar entendeu logo que precisava mostrar uma postura humilde e, por isso, fala frequentemente que o argentino é seu "ídolo".

"Meu relacionamento com Messi é maravilhoso. Converso com ele todos os dias e posso garantir que não terá problemas. Messi é o melhor do mundo e estou aqui para ajudar", declarou recentemente o brasileiro em uma entrevista coletiva.

"Já disse que nos damos bem. Fora de campo, já somos muito amigos e dentro de campo estamos começando a nos conhecer. É um grande jogador e vai nos dar muitas alegrias. Estamos muito felizes com ele aqui", disse por sua vez o argentino sobre o novo companheiro.

"Ele é muito humilde e combina perfeitamente com a filosofia do Barça", confirmou o meia Xavi, 'cérebro' do time, em entrevista ao jornal catalão Sport.

Protagonista com as camisas do Santos e da seleção brasileira, Neymar terá que se acostumar com a ideia de ser apenas mais um em um elenco repleto de craques.

Desde que passou a jogar mais adiantado sob o comando do técnico Josep Guardiola (hoje no Bayern de Munique), Messi foi três vezes artilheiro do Campeonato Espanhol (2010, 2012 e 2013). Na temporada passada o jogador de 26 anos balançou as redes 46 vezes, depois de ter quebrado o recorde absoluto em 2011-2012, com incríveis 50 gols anotados.

Em abril, porém, Messi sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não pôde estar a 100% para a Liga dos Campeões, na qual o Barça foi humilhado pelo Bayern nas semifinais, perdendo por 7 a 0 no placar agregado. Isso evidenciou a necessidade de uma outra opção de ataque para infernizar as defesas adversárias.

A torcida catalã espera que a nova parceria com Neymar possa ter tanto êxito quanto a dupla entre o holandês Johan Cruyff e o peruano Hugo Sotil na década de 1970 ou entre Romário e o búlgaro Hristo Stoitchkov na década de 1990.

"Se não conseguirem jogar juntos (Messi e Neymar), é incompetência do treinador, não um problema dos jogadores", afirmou o novo técnico do Barça, Gerardo 'Tata' Martino.

Na pré-temporada, Messi anotou cinco gols e Neymar dois, mas ambos tiveram problemas de saúde. O argentino sofreu "uma sobrecarga no quádriceps esquerdo", por isso ficou de fora da vitória da seleção Argentina sobre a Itália (2-1) na quinta-feira em Roma, assim como do triunfo por 3 a 1 sobre uma combinado da Malásia no último sábado, no qual Neymar deixou sua marca.

Já o brasileiro, que foi operado das amígdalas depois da Copa das Confederações, apresentou-se ao clube abaixo do seu peso normal e a imprensa espanhola chegou a noticiar que ele apresentava um quadro de anemia.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade