• ENTRE

publicidade

Topo

Bolt desbanca Carl Lewis como atleta mais vitorioso em Mundiais

18/08/2013 17h39

MOSCOU, 18 Ago 2013 (AFP) - Ao conquistar neste domingo sua terceira medalha de ouro em Moscou com a vitória da Jamaica no revezamento 4x100 m, o astro Usain Bolt tornou-se o atleta mais vitorioso da história dos Mundiais, com oito ouros e duas medalhas de prata, desbancando o lendário americano Carl Lewis.

Lewis também conquistou oito títulos mundiais e somou dez medalhas, mas com uma prata e um bronze em vez das duas pratas do jamaicano. Outra diferença é que ele competia em uma prova a mais: além dos 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m, nas quais Bolt conquistou o ouro na Rússia, o americano disputava a prova do salto em distância, da qual sagrou-se bicampeão mundial em Helsinque-1983 e Roma-1987.

Com Bolt fechando o revezamento vitorioso, a Jamaica, que está invicta em grandes competições nos 4x100 m desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, conquistou seu terceiro título mundial seguido em 37 segundos e 36 centésimos, melhor marca da temporada.

A equipe dos Estados Unidos ficou com a medalha de prata. O bronze foi conquistado pela Grã-Bretanha, que completou a prova em quarto, após a desclassificação da França devido à passagem do bastão fora da área permitida.

"Foi ótimo vencer novamente. Trabalho duro e supero todos os obstáculos que se apresentam. Estou orgulhoso de mim mesmo e vou continuar me esforçando para seguir dominando as provas de velocidade pelo maior tempo possível", afirmou Bolt após conquistar sua terceira medalha de ouro em Moscou.

A Jamaica também levou a melhor no revezamento 4x100 m feminino, com sua grande estrela, Shelly-Ann Fraser-Pryce. Assim como Bolt, a velocista conseguiu conquistar três títulos neste Mundial, já que, antes, tinha levado a melhor nos 100 m e 200 m.

"Velocistas talentosos podem aparecer em qualquer lugar, mas o atletismo cresce cada vez na Jamaica, por isso acho que veremos muitos outros bons velocistas do meu país surgirem", comentou Bolt.

O jamaicano, que completará 27 anos na próxima quarta-feira, conquistou os títulos dos 100 m, 200 m e 4x100 m em todas as grandes competições que disputou, menos no Mundial de Daegu-2011, no qual foi desclassificado dos 100 m por ter queimado a largada.

Além das dez medalhas em Mundiais, ele soma seis ouros olímpicos e sonha em chegar a nove nos Jogos do Rio-2016.

"Meu objetivo é defender novamente os três títulos nas próximas Olimpíadas, o que ninguém fez até agora. Este Mundial é mais uma pedra na construção deste objetivo", declarou o astro depois da sua vitória nos 200 m.

O próprio Bolt chegou a afirmar que, caso consiga esta façanha, chegará ao patamar de lendas do esporte como Pelé, Michael Jordan e Muhammad Ali.

Para isso, ele precisa se cuidar para chegar em forma ao Rio de Janeiro em 2016, quando terá 30 anos. "Estou ficando velho, preciso treinar duro. Este ano, tive problemas com lesões, e está ficando cada vez mais difícil correr rápido", completou o jamaicano.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.