Topo

Raja Casablanca vence na prorrogação e pega o Galo no Mundial

14/12/2013 20h46

AGADIR, Marrocos, 14 dez 2013 (AFP) - O Atlético Mineiro já conhece seu primeiro adversário no caminho rumo ao título mundial, o Raja Casablanca, que surpreendeu a todos ao derrotar o Monterrey por 2 a 1 na prorrogação após o empate em 1 a 1 no tempo normal, neste sábado em Agadir.

A semifinal entre o Galo e o atual campeão marroquino está marcada para esta quarta-feira, às 17h30 (no horário de Brasília), em Marrakech.

O marfinense foi o herói da classificação do time local ao balançar as redes de cabeça aos cinco minutos do tempo extra.

Chemseddine Chtibi abriu o placar aos 24 do primeiro tempo e José María Basanta, capitão do Monterrey, deixou tudo igual aos 18 do segundo tempo.

Mesmo enfrentando um adversário com menos tradição, o time brasileiro não terá uma tarefa fácil, diante de uma equipe valente, que tem a vantagem de jogar em casa, com o apoio incondicional da sua fanática torcida.

O Raja também conta com um grande goleiro, Khalid Askri, que foi um verdadeiro 'paredão' e deve dar trabalho a Ronaldinho, Jô, Tardelli e companhia.

Na estreia, os marroquinos também avançaram com uma vitória dramática, pelo mesmo placar de 2 a 1, sobre o Auckland Blues, com um gol marcado nos acréscimos por Abdelilah Hafidi.

Desta vez, os nervos do torcedor foram ainda mais exigidos, já que o jogo foi decidido apenas na prorrogação.

O Monterrey foi melhor no início, criando três chances de gols claras em menos de quinze minutos.

Aos 4, o argentino Cesar Delgado abriu na esquerda para Jesús Zavala, que chutou por pouco para fora.

Três minutos dpois, foi a vez de Efraín Juárez chutar rente à trave de Askri, que salvou o Raja aos 15 em disparo de fora da área de Delgado.

De tanto perder gols, o time mexicano acabou sendo castigado aos 24, em falha do goleiro Jonathan Orozco, que não conseguiu segurar um chute despretensioso de Zakaria El Hachimi.

Chemseddine Chtibi pegou a sobra e comemorou da melhor forma possível seu aniversário de 31 anos.

O Monterrey tentou reagir aos 35 com mais um chute de Delgado que parou das mãos de Askri.

Neri Cardoso e o brasileirio Lucas Silva também tiveram chances de empatar, mas Askri salvou sua equipe novamente.

O goleiro, no entanto, nada pôde fazer quando José María Basanta, capitão do Monterrey, deixou tudo igual aos 18 do segundo tempo ao cabecear para as redes em cobrança de falta do chileno Humberto Suazo.

Aos 15, Neri Cardozo ficou na cara do gol após receber um lançamento de Delgado, mas Askri fez um novo milagre para manter a partida empatada até o fim do tempo normal.

Além do goleirão, o outro herói do Raja foi o volante marfinense Guedi, que subiu mais alto que tudo mundo em cobrança de escanteio do capitão Mohsine Moutaouali e cabeceou para as redes, aos 5 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

O Monterrey reviveu o pesadelo de 2011, no Japão, quando também caiu nas quartas de final ao perder para o time local da época, o Kashiwa Reysol.

Os mexicanos disputarão o quinto lugar nesta quarta-feira contra os egípcios do Al Ahly, que perderam por 2 a 0 para o Guangzhou Evergrande.

O time chinês, que venceu com gols marcados pelo brasileiro Elkeson e pelo argentino Dario Conca, enfrentará nas semifinais o atual campeão europeu Bayern de Munique.