Topo

Bayern vence Raja com gols brasileiros e é campeão mundial

21/12/2013 21h05

MARRAKECH, Marrocos, 21 dez 2013 (AFP) - O Bayern de Munique confirmou o favoritismo e se sagrou campeão mundial de clubes, neste sábado em Marrakech, ao derrotar o Raja Casablanca com facilidade por 2 a 0.

Os dois gols da partida tiveram toque brasileiro. Dante abriu o placar aos sete minutos de jogo, e o segundo foi marcado aos 22 por Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, que defende a seleção espanhola.

Na presença do Rei Mohamed VI, a torcida local fez uma belíssima festa para apoiar a sua equipe. Apesar da façanha de eliminar o Atlético Mineiro nas semifinais, o time marroquino não foi páreo para o atual campeão europeu.

O Bayern conquistou seu primeiro título mundial desde que o torneio é disputado por equipes de todos os continentes, após ter sido bicampeão da antiga versão, a Copa Intercontinental, em 1976 e 2001.

Os bávaros abocanharam nada menos que cinco troféus em 2013. Antes já tinham conquistado a Liga dos Campeões, a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Supercopa da Europa.

O técnico espanhol Josep Guardiola se consagrou tricampeão do torneio, depois dos títulos conquistados com o Barcelona em 2009 e 2011.

"Estou muito orgulhoso por tudo que o clube conquistou neste ano. Este título pertence em primeiro lugar aos jogadores e ao meu predecessor (Jupp Heynckes, que levou o Bayern à conquista da 'tríplice coroa'). Desde que cheguei, só tratei de valorizar o legado que recebi. Agora, vou tentar adicionar algumas outras coisas que espero ser positivas para a equipe", declarou 'Pep'.

O francês Franck Ribéry, que faz parte dos candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo ao lado de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, já conquistou uma primeira "Bola de Ouro" neste sábado ao ser eleito o melhor do torneio.

"Ficamos muito felizes por ter disputado este torneio no Marrocos, vivemos uma semana extraordinária. Queríamos conquistar o título de qualquer jeito, era importante para o clube. Agora precisamos descansar, porque o ano foi longo", comemorou o francês.

"Kaiser Frank" tinha cometido uma gafe na semana passada ao declarar que faltava apenas um jogo de Campeonato Alemão (contra o Hamburgo, no último sábado, com vitória por 3 a 1) antes de sair de férias. Desde o início da partida, porém, os alemães mostraram que levavam a competição a sério.

O jogo foi decidido em pouco mais de 20 minutos. Aos 7, Jerôme Boateng desviou de cabeça uma cobrança de escanteio do suíço Xherdan Shaqiri, e a bola sobrou limpa para Dante, que estava livre na pequena área.

O brasileiro não perdoou, fuzilando o goleiro Khalid Askri para abrir o marcador.

Thiago Alcântara ampliou aos 22, com um belo chute de primeira da entrada da área em jogada que ele mesmo iniciou.

O filho de Mazinho abriu na esquerda para o austríaco David Alaba, que devolveu na medida para o companheiro fazer 2 a 0.

Dois minutos antes, Iajour teve uma boa chance de empatar em contra-ataque, mas seu chute cruzado saiu fraco, para a defesa tranquila de Neuer.

"Fizemos um um ótimo início de partida, com trinta minutos de alto nível e depois continuamos a manter a posse de bola, mas criamos menos chances de gol", analisou Guardiola.

A melhor oportunidade do Raja veio aos 38, quando o goleiro alemão falhou numa reposição de bola, dando a bola de presente para Chtibi, que quase conseguiu marcar no gol vazio.

Com vantagem confortável no marcador, o Bayern não precisou forçar seu talento no segundo tempo.

Aos 17, Shaquiri recebeu um ótimo passe de Lahm e carimbou o travessão.

O Raja por pouco não fez o gol de honra aos 39, quando Moutouali chutou por cima ao pegar o rebote de um disparo de Mabidé, autor do terceiro gol do time marroquino na vitória por 3 a 1 sobre o Galo.

"Já tinha falado que o Bayern era a melhor equipe do mundo, com um grande técnico, e vimos o resultado hoje. Confiava nos meus jogadores, mas faltou agressividade", lamentou o técnico do time marroquino, o tunisiano Faouzi Benzarti.