Topo

Brasil vence Sérvia e é campeão Mundial de Handebol feminino

22/12/2013 19h15

BELGRADO, 22 dez 2013 (AFP) - A seleção brasileira feminina de Handebol derrotou a Sérvia por 22 a 20, neste domingo na final do Mundial disputado em Belgrado, e se tornou pela primeira vez campeão do mundo no esporte.

Foram nove vitórias em nove partidas neste Mundial para as brasileiras, que se tornaram a segunda seleção não-europeia a vencer um título mundial, após o feito da Coreia do Sul, em 1995.

"Estamos orgulhosos, felizes. É um grande passo para nós. Vencemos todas as partidas, é um dia histórico para o Handebol brasileiro e sul-americano", declarou o técnico do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak, após a partida.

Mais cedo, na decisão da medalha de bronze, a Dinamarca venceu a Polônia por 30 a 26 e ficou com o terceiro lugar no pódio do Mundial, a primeira medalha internacional das dinamarquesas desde os três títulos olímpicos consecutivos em 1996, 2000 e 2004.

O feito das brasileiras é impressionante, já que elas derrotaram as anfitriãs no estádio Kombank Arena de Belgrado, diante de cerca de 20.000 sérvios.

Na final, Alexandra Nascimento, melhor jogadora do mundo, foi mais uma vez determinante com seis gols. A defensora Babi foi eleita a melhor arqueira da competição e Duda, a melhor jogadora do Mundial.

"Estou muito feliz com esta medalha de ouro. Realizamos um sonho, estou muito orgulhosa de fazer parte deste time. É muito importante para o Handebol brasileiro", disse Duda.

O Brasil conseguiu uma vantagem importante de 16-11 no segundo tempo, mas as donas da casa não abaixaram os braços e conseguiram buscar um empate em 19-19, a poucos minutos do apito final. A pivô sérvia Dragana Cvijic se mostrou quase imparável durante a partida, com 5 gols.

As brasileiras, porém, mais uma vez fizeram mostra de grande maturidade ao manter a cabeça fria e não se desesperarem. Dani fez 20-19, Déborah Nunes colocou o Brasil novamente à frente 21-20 e Ana paula fechou o caixão sérvio com o 22-20 definitivo.

As duas seleções já haviam se enfrentado na fase de grupo, uma vitória brasileira de 25-23.

O Brasil aproveitou um momento de fraqueza das equipes europeias, que iniciaram a competição favoritas à conquista do título mundial. A Noruega e França, por exemplo, finalistas em 2009 e 2011, mostraram que ainda não estão prontas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, sendo eliminadas nas quartas de final.

Sem grande tradição no esporte, as brasileiras, invictas durante todo o torneio, jogaram em alto nível e se candidataram ao título olímpico em casa.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, felicitou as "heroínas" brasileiras nas redes sociais.

"Esta conquista indica o caminho certo na preparação do Handebol para os Jogos do Rio-2016", disse Dilma em sua conta no Twitter.

"Temos que felicitar todas as heroínas deste título inédito do Handebol" brasileiro, concluiu a presidente.

A seleção brasileira feminina de Handebol faz parte de um projeto que tem como objetivo final uma vitória olímpica em 2016.