Topo

Morre Luis Aragonés, técnico da Espanha campeã da Eurocopa-2008

01/02/2014 14h34

MADRI, 01 Fev 2014 (AFP) - O ex-técnico Luis Aragonés, que comandou a Espanha na conquista do título da Eurocopa em 2008, morreu neste sábado em uma clínica de Madri aos 75 anos.

"Esta manhã faleceu Luis Aragonés, o histórico treinador de futebol que ganhou em 2008 a Eurocopa com a seleção espanhola", anunciou o site da clínica 'Cemtro'.

O "Sábio de Hortaleza", que comandou a seleção espanhola entre 2004 e 2008, foi um dos principais responsáveis pelo domínio do país no cenário mundial. No camando de Aragonés, a 'Roja' aperfeiçoou seu estilo de jogo, com toque de bola arrojado. A Espanha corria atrás de um título importante desde 1964, quando também foi campeã europeia.

Aragonés deixou o cargo um dia depois do título, como havia anunciado que faria. Seu sucessor, Vicente del Bosque, levou a Espanha às conquistas da Copa do Mundo da África do Sul-2010 e da Eurocopa-2012.

"A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) quer expressar sua dor e consternação pela morte daquele que foi jogador e treinador em vários clubes espanhóis e do mundo, e técnico nacional da Espanha no início de sua etapa mais gloriosa de êxitos a nível mundial", afirma um comunicado da federação.

O presidente da RFEF, Ángel María Villar, expressou sua "dor pela perda de um dos grandes nomes do futebol espanhol e uma pessoa muito querida por todos".

"É um dia triste para o nosso esporte. Perdemos um homem-chave na história moderna do nosso esporte", disse por sua vez Del Bosque, que ainda até hoje no comando da 'Roja'.

Já o goleiro da seleção espanhola, Iker Casillas, disse que Aragonés "mudou a história do futebol espanhol".

"Nossa relação foi ótima, ele influenciou muito no sucesso da nossa geração", afirmou 'San Iker".

Em 35 anos de carreira, Aragonés treinou 10 clubes, incluindo o Atlético de Madri (em três ocasiões) e o Barcelona.

Em dezembro anunciou a aposentadoria, mas pouco depois mudou de ideia ao afirmar que ainda tinha interesse em treinar uma equipe, desde que recebesse uma boa oferta. Como jogador, disputou 11 partidas pela seleção da Espanha.

Bastante criticado antes de conquistar o titulo europeu de 2008, Aragonés também teve sua carreira marcada por uma grande polêmica. Em 2004, foi acusado de racismo por ter sido flagrado por câmeras chamando o atacante francês Thierry Henry de "negro de merda" para motivar Antonio Reyes, que iria enfrentá-lo com a seleção espanhola.

"Ouvi muitas críticas e sempre soube que um dia veríamos quem estava certo e quem estava errado", chegou a declarar o treinador logo depois da conquista de 2008.

"Por favor, tratem de poupar meu sucessor. Eu tinha uma mentalidade muito forte", completou o treinador na época.