Topo

Real busca revanche contra Borussia desfalcado na 'Champions'

01/04/2014 13h29

MADRI, 01 Abr 2014 (AFP) - O Real Madrid recebe nesta quarta-feira o Borussia Dortmund no estádio Santiago Bernabéu, pela partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, com a motivação extra de dar o troco da eliminação pelos alemães nas semifinais do ano passado.

As duas equipe, porém, vivem situações distintas nesta temporada, e o Borussia viaja a Madri na condição de azarão por enfrentar vários problemas com lesões.

Na última edição da Champions, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes. Na fase de grupos, o time de Dormtund superou o Real em casa por 2 a 1 antes de empatar em 2 a 2 no Bernabéu.

Nas semifinais, goleou os 'Merengues' por 4 a 1 na Alemanha, garantindo a vaga para a decisão ao perder 'apenas' por 2 a 0 na Espanha. Na final, acabou perdendo por 2 a 1 para o Bayern de Munique.

"É óbvio que ainda lembramos disso", admitiu Luka Modric, meia croata do Real. "Mas o jogo de amanhã (terça-feira) será muito diferente. Eles terão muitos desfalques", lembrou.

De fato, apenas quatro dos jogadores que participaram da goleada por 4 a 1 em abril de 2013 terão condições de jogo nesta quarta-feira. São eles o goleiro Weindenfeller, o zagueiro Matts Hummels, o lateral Piszczek e o meia Marco Reus.

O 'carrasco' dos 'Merengues' na ocasião, o artilheiro polonês Robert Lewandovski, que havia marcado os quatro gols da partida, está suspenso para o jogo de ida.

Mario G¶tze foi contratado pelo Bayern e Sven Bender, Marcel Schmelzer, Ilkay Gündogan, Neven Subotic e o emblemático capitão Jakub Blaszczykowski estão lesionados.

Na Bundesliga, o Borussia mostrou-se incapaz de impedir a hegemonia dos bávaros, que garantiram o título nacional na semana passada, com incríveis sete rodadas de antecedência.

O time comandado por Jürgen Klopp, porém, precisa ser encarado com cautela, até porque aposta todas as suas fichas na competição continental. Não foi à toa que avançou às oitavas de final como líder da chave F, considerado o 'grupo da morte', deixando para trás Arsenal, Napoli e Olympique de Marselha.

CR7 em busca do recorde de Messi Por outro lado, muita coisa mudou também no Real Madrid. O italiano Carlo Ancelotti substituiu o português José Mourinho, e muitos atletas importantes saíram, como Kaká, Essien, –zil ou Higuaín.

Com um elenco rejuvenescido, com as chegadas das promessas espanholas Isco, Carvajal e Illarramendi e do astro galês Gareth Bale, o time 'Merengue' continua obcecado com a conquista de 'la décima', o tão esperado décimo título da 'Champions', que escapa desde 2002.

Depois de sofrer duas derrotas nas últimas três partidas que disputou no Campeonato Espanhol (4-3 no clássico contra o Barcelona e 2-1 contra o Sevilla), o Real perdeu a liderança, ficando na terceira posição, a três pontos do líder Atlético e dois dos catalães.

Mesmo assim, ainda tem condições de faturar a 'tríplice coroa', já que também está classificado para a final da Copa do Rei, que decidirá com o Barça no dia 16 de abril.

Contra o Borussia, Ancelotti deve apostar novamente no poder de fogo do trio 'BBC' (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo). CR7 é o artilheiro da competição, com 13 gols marcados. Se balançar as redes contra o Borussia, poderá igualar o recorde do brasileiro José Altafini, o Mazzola, e do argentino Lionel Messi, maiores artilheiros do torneio em única temporada, com 14.

O Real terá, porém, um desfalque de última hora, o lateral brasileiro Marcelo, que sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda. Ele deve ser substituído pelo português Fabio Coentrão.

Do lado do Borussia, a principal dúvida é sobre quem será o substituto de Lewandowski. Reus pode jogar como 'falso 9' ou o técnico Jürgen Klopp pode optar por escalar o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang.



- Possíveis escalações:

Real Madrid: Casillas - Carvajal, Ramos, Pepe, Coentrão - Xabi Alonso, Di María, Modrid - Bale, Benzema, Cristiano Ronaldo. T: Carlo Ancelotti.

Borussia Dortmund: Weidenfeller - Piszczek, Papastathopoulos, Hummels, Durm - Kehl, Sahin, Grosskreutz, Mkhitaryan, Hofmann (ou Aubameyang) - Reus. T: Jürgen Klopp.

Árbitro: Mark Clattenburg (ING).